Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 10 / Proest lança campanha em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental
11/10/2017 17h25 - Atualizado em 13/10/2017 11h39

Proest lança campanha em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental

O projeto também alerta os estudantes sobre os profissionais de psicologia disponibilizados pela Ufal

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

Para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado no dia 10 de outubro, a Pró-reitoria Estudantil (Proest) da Universidade Federal de Alagoas lança a campanha O lattes importa, mas a saúde mental importa muito mais. De acordo com a organização, a campanha chama a atenção para o cuidado com a saúde mental no âmbito acadêmico, bem como combater o preconceito e o estigma a volta da saúde mental ou psicológica.

De acordo com os psicólogos engajados na campanha, Lucélia Gomes e Rafael Cunha, a ideia é aproveitar a data para falar sobre o adoecimento psicológico no ambiente universitário, tema que vem chamando a atenção a partir da observação das vivências expressadas pelos estudantes nos atendimentos.  A atenção é chamada também para fatores como “carga horária pesada, mudanças de rotina, competitividade e necessidade de produção relacionados à academia, que podem estar resultando em estresse e ansiedade elevados”.

A Pró-reitoria destaca que buscar por ajuda de um profissional é fundamental, e por isso dispõe de três profissionais de psicologia “que têm por objetivo facilitar o processo de ensino aprendizagem e contribuir para o bem-estar psicossocial do estudante, através de ações de prevenção e promoção da saúde mental dos estudantes de graduação”. A Proest conta com os psicólogos Lucélia Gomes, Rafael Cunha e Emanuel Belarmino, que estão acessíveis para os alunos que necessitarem de atendimento.

Para mais informações sobre demais locais de atendimento consulte o Guia de Atenção Psicossocial em Saúde Mental.