Parcerias público-privadas são debatidas em Seminário de Educação

05/10/2017 20h01
Debate foi conduzido por professoras da Universidade Federal de Alagoas durante a Bienal do Livro (Foto - Renner Boldrino)

Diana Monteiro - jornalista

O cenário da educação em Alagoas foi debatido durante a programação do maior evento literário do Estado, a 8ª Bienal Internacional do Livro, que transcorre até o próximo domingo (8), no Centro de Convenções, de 10h às 22h. Nesse contexto, o foco da discussão centralizou-se nas parcerias público-privadas em funcionamento na área.

O debate foi conduzido pelas pesquisadoras da Universidade Federal de Alagoas Geórgia Sobreira Cea, Kátia Melo, Jaqueline Batista e Edna do Prado, tendo como mediadora a estudante do curso de Pedagogia Jadielma Gonçalves.

A mesa-redonda integra a programação do Seminário Internacional de Educação, promovido pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e Centro de Educação da Ufal (Cedu) e no contexto do tema geral, foram apresentados estudos sobre Marcos das Parcerias público-privadas no Brasil e Parceria público-privados em Educação: Por que estudá-las?.

Parcerias envolvendo a Secretaria de Estado da Educação (SEE) da Educação, assim como a compreensão teórica das parcerias apresentado aos participantes também foram levadas ao conhecimento dos participantes.

Alagoas, segundo as pesquisadoras, pelo descaso à área, é alvo frequente das parcerias, mas para as melhorias educacionais há necessidade de um modelo de gestão e não insistir na ideia de parcerias como salvação. Mesmo o Estado tendo superado as metas estimadas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), constatou-se que a média de aprendizado é baixa.