Museu Théo Brandão traz parte de seu acervo para Bienal

Espaço também traz uma maquete de vidro que reproduz a estrutura do Museu, doada pelo artista Nivaldo Torres em janeiro de 2012

07/10/2017 16h56 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Público também conferir elementos típicos do folclore alagoano como o Bumba Meu Boi (Foto: Renner Boldrino)

Público também conferir elementos típicos do folclore alagoano como o Bumba Meu Boi (Foto: Renner Boldrino)

Gabriela Rodrigues – jornalista colaboradora

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, sediado no palacete da Avenida da Paz, no Centro do Maceió, traz para a Bienal uma amostra de seu acervo de livros e objetos, disponíveis para o público no estande do Museu. O espaço também traz uma maquete de vidro que reproduz a estrutura do Museu, doada pelo artista Nivaldo Torres em janeiro de 2012.

O público pode adquirir no estande as obras Folguedos Natalinos (3ª edição da autoria de Théo Brandão) e Contos do Coco de Alagoas (de Aloísio Vilela). Outros títulos na área de antropologia e folclore também estão disponíveis para pesquisa e consulta. No estande, o público também conferir elementos típicos do folclore alagoano como o Bumba Meu Boi e o chapéu de Guerreiro, além de contribuir com o Projeto Ciranda, idealizado pelo Núcleo de Ação Educativa e Pesquisa do Museu, com o objetivo de arrecadar brinquedos novos e seminovos em bom estado de conservação para serem doados a instituições que desenvolvem projetos com crianças carentes em Maceió.

O Arcevo

No acervo do Museu Théo Brandão, o visitante encontra obras em madeira e cerâmica, indumentária de folguedos, estandartes e bonecos de carnaval, brinquedos populares, objetos de fibra vegetal, peças de culto afro-brasileiro, o ex-votos e outras produções de artistas populares. Além das salas de exposição permanente, o Museu possui espaço para exposições temporárias, uma loja, um auditório e uma biblioteca especializada em antropologia, folclore e cultura popular.