Debate fez parte da programação do segundo dia do evento

02/10/2017 19h38
Livro Criminologia e Política Criminal é tema de mesa-redonda na Bienal do Livro de Alagoas (Foto - Mara Santos)

Mara Santos – estudante de Jornalismo

A mesa redonda Criminologia e Política Criminal, realizada na sala Umbu, na tarde do último sábado (30), trouxe para a 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas (Bienal), um debate sobre um assunto muito pertinente atualmente, que é a questão da corrupção e criminalidade. O tema também dá nome a um livro, publicado pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), organizado pela professora e mestre em Sociologia Elaine Pimentel.

Todos os demais autores da obra expuseram suas perspectivas sobre a questão da criminalidade e das políticas públicas relacionadas a mesma. O procurador da República, Bruno Lamenha, disse que é preciso pensar na corrupção como um problema político e não moral.

“A corrupção surge como o grande problema histórico do país. E, se observarmos, desde a época do Império sempre que há uma crise política a corrupção surge como uma forma de explicar a crise”, declarou o procurador.

Além de Elaine Pimentel e Bruno Lamenha, outros seis autores, com diversas profissões como advogados, policiais, professores e cientistas sociais, participaram da mesa. O debate teve início às 14h e se estendeu até as 17h. Muita gente compareceu à sala Umbu, para ouvir os argumentos, participar e entender um pouco sobre a origem e os rumos da corrupção no Brasil.