Instituto de Matemática realiza 15º MatFest

Com programação gratuita, evento acontecerá de 23 a 27 de outubro

16/10/2017 07h00 - Atualizado em 19/10/2017 às 14h46

Rafaela Oliveira - estudante de Relações Públicas

Do dia 23 a 27 de outubro a Universidade Federal de Alagoas será palco do maior evento local no que diz respeito a propagação da Matemática no território alagoano. Realizado anualmente desde 2004 pelo Instituto de Matemática da Ufal, o MatFest é um evento dedicado a divulgação da área e sua importância na sociedade.

A edição deste ano conta com o apoio da Fapeal e da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, e reunirá especialistas nacionais e internacionais em discussões relevantes a área. Entre os convidados estão Edmilson Mota, coordenador do Curso e Colégio Etapa e coordenador geral da Olimpíada Internacional de Matemática 2017; Carlos Gustavo Moreira, coordenador acadêmico da Olimpíada Brasileira de Matemática e Andrés Navas, presidente da Sociedade Chilena de Matemática.

As atividades programadas incluem a 4ª MatExpo, Feira de Ciências sobre Matemática, que contará com a participação de 50 escolas e a Semana Olímpica com os premiados da OBMEP em Alagoas. Além disso, o evento ocorre em parceria com o Encontro de Matemática do Agreste Alagoano, que acontece no mesmo período.

A 15ª edição do MatFest está incluída nas comemorações do Biênio da Matemática Brasil e faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Todas as atividades são gratuitas mas requerem inscrição prévia. Mais informações podem ser encontradas no site do evento.

Biênio da Matemática Brasil

O Brasil sediará em 2017 e 2018 dois grandes eventos de relevância internacional: A Olimpíada Internacional da Matemática (IMO 2017) e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018). O Biênio da Matemática Brasil, proclamado por meio da Lei Ordinária 13.358 de 07 de novembro de 2016, tem como objetivo potencializar essa oportunidade e fomentar o desenvolvimento da educação no país.

Durante dois anos, várias ações e eventos nacionais e internacionais colocarão a Matemática, a CIência e a Tecnologia em foco. A agenda possui público amplo, desde estudantes, professores, pesquisadores e cientistas até o público em geral.