Instituto de Física realiza evento em comemoração aos 25 anos da Pós-graduação

Workshop está em sua 10ª edição e segue até a próxima sexta (27)

25/10/2017 17h47 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Evento é comemorativo pelos 25 anos do Programa de Pós-graduação em Física da Ufal

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

Em comemoração aos 25 anos do Programa de Pós-graduação em Física na Ufal, o Instituto de Física (IF) está realizando nesta semana o 10° Workshop da Pós-graduação em Física. Com uma programação diversificada e professores de diferentes estados do Brasil, o evento segue até a próxima sexta-feira (27), no prédio do curso, no Campus A. C. Simões.

Dentre os convidados para compor a mesa de abertura da cerimônia estavam presentes a reitora Valéria Correia, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Alejandro César Frery, e o presidente da Fapeal, Fábio Guedes. Na ocasião, os componentes externaram elogios ao Programa de Pós-graduação em Física, que mantém um grande nível, reforçando o conceito 5, mesmo com os crescentes cortes nacionais que atingem a ciência.

“O contexto é difícil, nós tivemos uma redução de mais de 44% de investimento na ciência, pesquisa e tecnologia. É uma regressão no investimento no país e aponta em uma diminuição ainda maior sobre esse orçamento. Um país que nega seu investimento na pesquisa, está negando a sua soberania. Sem ciência não há mudanças e nem desenvolvimento econômico e social”, declarou Valéria Correia.

A programação do 10° Workshop segue até sexta-feira com minicursos, plenárias, comunicações orais e apresentações. Além dos professores do Instituto de Física, as plenárias contarão com a participação de professores de outros estados. Nesta quarta-feira (25) as plenárias foram apresentadas pelos professores Cid Bartolomeu, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Constantino Tsallis, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Carlos Jacinto e Francisco Fidelis da Ufal.

Nesta quinta-feira (26), os professores ministrantes serão Silvio Sorella, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sérgio Teixeira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Antônio M. Figueiredo, da Universidade de São Paulo (USP) e Luiz Ricardo Goulart, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). E no último dia de evento, sexta-feira (27), as plenárias serão apresentadas pelos professores Cristiano Fantini, da Universidade Federal de Minas Gerais e Glauber T. Silva da Ufal.

Mais informações e a programação completa podem ser conferidas na página do Instituto de Física.