Inscrições para a 70ª Reunião Anual da SBPC já estão abertas

O evento será realizado de 22 a 28 de julho de 2018, na Ufal, e terá como tema “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”

09/10/2017 13h04 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Evento foi divulgado durante a Bienal de Alagoas. Foto: Ascom Fapeal

Ascom SBPC e Fapeal

No ano em que comemora 70 anos, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizará sua 70ª Reunião Anual, de 22 a 28 de julho de 2018, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o tema Ciência, Responsabilidade Social e Soberania. E as inscrições já estão abertas.

De acordo com o diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, o início do processo de inscrição dos participantes com tanta antecedência demonstra a expectativa de um grande público, de várias partes do país e até do exterior.

"A 70ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC que será realizada em Alagoas em 2018, promete ser uma das maiores de sua existência. Além do ineditismo de sua vinda para Maceió, o ano será marcado pela eleição presidencial e a SBPC sempre foi palco de discussões acerca dos destinos do país e da necessidade de construção de um projeto de Nação", comenta o diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes.

O Evento

Programação Científica será composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e a sessão de pôsteres, que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica. Também são realizadas outras atividades, como a SBPC InovaçãoSBPC Afro e IndígenaSBPC EducaçãoSBPC CulturalSBPC JovemExpoT&C, e o Dia da Família na Ciência.

Na semana que antecede o evento será realizada a SBPC Educação, no Campus Arapiraca. Serão realizadas conferências, mesas-redondas e oficinas, voltadas aos educadores do ensino básico e técnico da região.

Os interessados em submeter resumos terão até 28 e fevereiro de 2018 para fazer a inscrição e o pagamento da taxa, mas o evento também contará com um limite de 1,2 mil trabalhos que, se for atingido, poderá antecipar o encerramento do prazo.

A inscrição online sem o envio de resumo poderá ser feita até 12 de julho do ano que vem.

A taxa de inscrição tem variações de R$ 80 a R$ 400,  conforme a categoria do participante, sendo opcional o livro impresso da programação e a bolsa do evento (R$ 20) e a matrícula em um minicurso (R$ 15).

A participação no evento é livre e gratuita. A inscrição somente é necessária para quem quiser submeter trabalho, frequentar um minicurso ou ainda obter o certificado de participação geral e o material do evento.

Acesse mais informações e a ficha de inscrição neste link.

A Reunião Anual

A SBPC foi criada em 1948 e é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Atualmente possui mais de 130 sociedades científicas associadas, em todas as áreas do conhecimento, e cerca de cinco mil sócios ativos.

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes. Além de autoridades e gestores que são formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no País.

As reuniões anuais da SBPC têm, concomitantemente, os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.