Inscrições abertas para Jornada Pedagógica para Músicos de Banda

Evento acontece de 16 a 19 de novembro na cidade de Marechal Deodoro

20/10/2017 08h00 - Atualizado em 23/10/2017 às 11h43

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

A primeira capital do Estado vai sediar um grande evento cultural e científico, de 16 a 19 de novembro. Marechal Deodoro vai reunir estudantes e profissionais na oitava edição da Jornada Pedagógica para Músicos de Bandas (JPMB), que este ano está inserida na programação comemorativa dos 200 anos de emancipação política do Estado. O evento é uma realização da Universidade Federal de Alagoas, junto com o Sesc e o Espaço de Compreensão e Invenção Musical (Ecim). As inscrições já estão abertas e são feitas online até 3 de novembro.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição com dados pessoais, indicando as atividades que desejam participar e também responder a um questionário do grupo de pesquisa Metodologia Instrumental, do qual faz parte o professor Marcos Moreira, coordenador-geral da JPMB. A taxa de inscrição é R$ 15 mais um quilo de alimento não perecível. Os donativos serão entregues a instituições que atendem pessoas carentes de Marechal Deodoro.

No ato da inscrição, as pessoas podem escolher participar das oficinas realizadas pela manhã e à tarde ou apenas um dos turnos. “No horário da manhã, serão realizadas atividades específicas de instrumentos e educação musical. À tarde, serão os grupos especiais: oficina de frevo, ensaio de três bandas distintas e harmonia”, explicou Moreira.

Além das oficinas, os inscritos podem assistir gratuitamente a todas as atividades que vão acontecer durante a Jornada. “Nosso evento também proporciona um momento de integração, no qual dá oportunidade à população local e visitantes assistirem aos concertos na Igreja Santa Madalena e às apresentações na Praça do Convento”, anunciou o coordenador.

Abmus

Pela primeira vez, o 2º Congresso da Abmus - Associação Brasileira de Musicologia virá para Marechal Deodoro e acontecerá simultaneamente à JPMB. Os dois eventos vão promover um grande encontro com palestras, concertos, recitais, retretas de bandas, oficinas e mesas-redondas destinados a músicos de banda, professores, artistas e comunidade em geral.

De acordo com Moreira, a JPMB busca fazer essas parcerias entre academia e práticas musicais de modo a estreitar a interação com as instituições filarmônicas e a Educação. “Nossa Jornada, pretende promover um diálogo sobre políticas públicas e educacionais na região a partir do contexto instrumental na Lei 11.769/2008. Esta lei, segundo a ABEM [Associação Brasileira de Educação Musical], favorece espaço para uma discussão sobre o que se pode fazer para melhorar a educação brasileira e possibilita que se planeje essa inserção da música no sistema educacional no Brasil. Isso está ligado ao exercício da cidadania cultural, um direito de todo brasileiro e a escola é, ainda, o único espaço garantido constitucionalmente de acesso a toda a população”, destacou.

Parceria

Nessa oitava edição, a JPMB conta com a parceria institucional da Prefeitura de Marechal Deodoro, do Governo de Alagoas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), e do Consulado Honorário de Portugal em Maceió. Também são parceiras instituições brasileiras e portuguesas: a Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; o Conservatório de Tatuí-São Paulo; a Escola de Música da Universidade Federal da Bahia; as universidades federais de Minas Gerais (UFMG), da Paraíba (UFPB) e de Pernambuco (UFPE); o Instituto Piaget; a Universidade Nova Lisboa e o Conservatório de Música da Jobra.

O evento conta ainda com a parceria das empresas Hotel Ponta Verde, Weril, Grilo Musical, Barkley Brazil e JP Serviços Musicais. “A JP Serviços Musicais está responsável por toda logística para realização dos concertos solenes. A Barkley e a Grilo estarão com estandes montados durante o evento, com equipamentos profissionais para músicos”, completou Moreira.