Grupo de pesquisa realiza a 1ª Jornada de Ética e Filosofia Política

Evento acontece na Ufal entre os dias 25 e 26 de outubro; participantes receberão certificado

16/10/2017 07h49 - Atualizado em 13/10/2017 às 15h55

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

O Grupo de Pesquisa Ética e Filosofia Política da Ufal (GEFP) realiza nos dias 25 e 26 de outubro a 1ª Jornada de Ética e Filosofia Política, que fará parte das atividades do Dia C da Ciência. O objetivo do evento é promover um debate especializado, sobre temas clássicos da ética e filosofia política, além de criar um espaço de discussão e apresentação de resultados científicos da área.

De acordo com a organização, o intuito principal é “incentivar os alunos a participarem de eventos, ampliando o debate local e promovendo o intercâmbio de conhecimentos científicos”. Além de promover o debate acadêmico especializado e expor os resultados de projetos aprovados com financiamento de instituições como CNPq e Fapeal.

A programação acontecerá no mini auditório da filosofia, localizado no prédio do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA). No dia 25 às 17h a professora Taynam Bueno ministrará a palestra Sêneca e a teoria do bom governo, às 17h30 a professora Flávia Benevenuto abordará o Conflito ou serenidade: qual é o melhor modelo de República? As consequências da retomada dos conflitos que levaram à criação dos tribunos da plebe romana no Renascimento. Já às 18h a palestra O bem humano e o métodos dialético, segundo Aristóteles será ministrada pelo docente Tiago Penna.

Dia 26 a partir das 15h serão apresentadas as comunicações de estudantes do curso de Filosofia da Ufal. E às 19h acontecerá no auditório do ICHCA a conferência de encerramento com o tema Concórdia e discórdia, consenso e conflito no pensamento de Rousseau, apresentada pela professora Maria das Graças de Souza, titular da cadeira de ética e filosofia política da Universidade de São Paulo (USP).

Mais informações estão disponíveis no site do evento.