Gestão participa da primeira noite de lançamentos da Edufal na Bienal do Livro de Alagoas

Solenidade realizada no último sábado (30) foi marcada por agradecimentos

02/10/2017 19h49 - Atualizado em 03/10/2017 às 21h19
Reitora Valéria Correia, vice-reitor José Vieira e o diretor da Edufal, Osvaldo Maciel, comentam sobre os lançamentos da Editora Universitária (Fotos - Manuel Henrique)

Deriky Pereira - jornalista

Na noite do último sábado (30), foram lançados os primeiros livros do edital que a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da sua Editora Universitária (Edufal), lançou em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Na ocasião, os autores agradeceram a oportunidade e falaram um pouco de suas obras para os presentes.

A reitora Valéria Correia prestigiou a solenidade, parabenizou os autores, agradeceu à Fapeal e Imprensa Oficial pelo apoio e parceria. “Penso que a mais expressiva forma de publicizar o conhecimento da Universidade é por meio da publicação de livros. Essa parceria é, foi e está sendo muito importante pra Ufal onde a produção do conhecimento que vem se acumulando é uma forma de expressar e apresentar e contribuir com a sociedade”, declarou.

Ainda na ocasião, a reitora revelou seu orgulho com a Bienal do Livro de Alagoas. “Já é um sucesso a Bienal. Hoje a movimentação, a forma de organização do evento estão incríveis. Temos a Rádio Bienal, que é uma parceria com o Governo do Estado e já está sendo todo um sucesso, tem algo de diferente esse ano, que é essa maior circulação da sociedade alagoana”, salientou Valéria Correia.

O vice-reitor José Vieira enfatizou a importância da missão da Universidade ao dizer que, por meio de uma chamada pública, oferece aos autores a oportunidade de concorrerem e publicarem seus trabalhos de diferentes áreas para diferentes públicos.

“É a forma que, tradicionalmente, a academia tem de mostrar a sociedade o resultado de seus produtos e consolida a proposta da Universidade, que é ser um local em que o conhecimento é sistematizado e divulgado de modo continuo para a sociedade. A Edufal cumpre um papel estratégico para a nossa instituição, pois não existe Universidade sem produção acadêmica e a gente fica feliz e convida a sociedade para partilhar e desfrutar dessa produção, que enriquece o acervo cultural da Editora, afinal o papel de uma editora universitária é divulgar o conhecimento para o mundo”, afirmou Vieira.

Autores comemoram lançamento de obras

A professora do Instituto de Ciências Sociais (ICS), Luciana Santana, destacou que sua obra é uma contribuição não apenas para a área em estudo, mas também para Alagoas e para os alagoanos. “Tentamos fazer um resgate histórico a partir de reflexões sobre autores e pensadores alagoanos que tiveram influência sobre as ciências sociais em alagoas, no século 19 e 20, temos reflexões mais contemporâneas que tratam diretamente sobre a institucionalização das ciências sociais e a Ufal tem um papel muito importante nisso, principalmente a partir de 1994, quando é criado o primeiro curso da área em Alagoas. A partir daí, a gente tem colhido bons frutos e tem contribuído de forma bastante incisiva com a profissionalização da área.”

A professora Maria do Socorro Aguiar, uma das organizadoras do livro Políticas Públicas em Educação: Múltiplos Enfoques, disse que o livro é fruto de pesquisas do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e disse esperar que “com as produções aqui presentes, que são reflexões acerca de realidade educacional de Alagoas e do Brasil, nós consigamos fazer minimamente com que a teoria produzida em nosso grupo se aposse dos homens e que com isso nós possamos fazer a diferença.”

A professora Elaine Pimentel, lançou Criminologia e política criminal: perspectivas, fruto de pesquisas desenvolvidas por alunos do curso de mestrado em Direito da Ufal. Citou o nome de todos como forma de agradecimento e elogiou a solenidade. “Parabenizo a organização do evento, é uma festa literária muito bonita e, também, um privilegio lançar um livro num momento como esse. É uma obra que é muito festejada. É bom saber que a ciência produzida na Universidade é de tanta qualidade. Estou feliz e agradecida de partilhar com a sociedade alagoana este momento”, disse ela.