Especialização em Saúde da Família da Ufal inicia primeira turma

Estudantes do Programa Mais Médicos estão sendo capacitados na área

17/10/2017 15h40 - Atualizado em 17/10/2017 às 16h25
Diego Souza (em pé), da Cied, representou a reitora Valéria Correia. Foto: Ascom Cosems

Mary Wanderley com Ascom Ufal

A primeira turma do curso de especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família da Ufal já iniciou as atividades no início de outubro. O curso será composto por 27 estudantes do Programa Mais Médicos de Alagoas e a meta da coordenação é formar 210 médicos nos próximos três anos.

"A ideia é capacitar estes profissionais para que possam atender a população de forma mais qualificada", destacou a coordenadora geral do curso, Célia Rozendo, sobre os médicos vinculados ao Programa, que já está presente em 62 municípios alagoanos e fazendo a diferença de forma positiva na assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

A coordenadora pedagógica, Rosana Vilela, acrescentou que o desafio ao fim do curso é construir em conjunto boas memórias. Já o titular da Coordenadoria Institucional de Ensino a Distância (Cied), Diego Souza, que representou a reitora da Ufal, Valéria Correia, afirmou que a turma surge em momento complicado para o SUS no Brasil, logo, se faz necessária a junção de esforços no sentido de defendê-lo,fortalecendo a saúde da família que, na opinião dele, "é o pilar do sistema".

O vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Rodrigo Buarque, também secretário de Saúde de Jundiá, participou da cerimônia de abertura, no dia 6. Na ocasião, ele destacou a importância da especialização enquanto intercâmbio de experiências entre profissionais de diferentes nacionalidades e regiões. "A especialização vai promover uma troca rica de conhecimentos e esperamos ao fim do curso voltar à Ufal para vivenciar os resultados exitosos adquiridos, considerando que apesar da crise na saúde pública do país, a Atenção Básica só tem a crescer com estas parcerias e qualificações", reforçou Buarque.

De acordo com Shirley Araújo, da Referência Descentralizada do Ministério da Saúde para o Mais Médicos em Alagoas, é importante esses profissionais terem ciência da necessidade de fazer a interface entre ensino e serviço.

"A maioria da turma é formada por cubanos que podem aproveitar para agregar o conhecimento da medicina integral e, junto aos gestores, elaborar um projeto de intervenção e mudar a realidade dos indicadores de saúde do território de forma qualitativa, por exemplo", sugeriu Shirley.