Encontro de Coros 2017 marca presença do Corufal na Bienal

Ação chamada de Coro in Foco pretende reunir coros e abrir um espaço mensal de encontros como o Quinta Sinfônica

05/10/2017 19h57
Encontro de Coros 2017 marca presença do Corufal na Bienal

Letícia Lima  e Marina Costa – estudantes de Jornalismo

Criar uma agenda fixa de ensaios e apresentações de canto coral em Alagoas motivou a organização do Encontro de Coros 2017, que teve início na última terça-feira (3) na 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Essa é uma ação dentro do projeto do Coro da Universidade Federal de Alagoas (Corufal), chamada de Coro in Foco, que pretende reunir coros e abrir um espaço mensal de encontros, como acontece com o projeto Quinta Sinfônica.

“A intenção é divulgar o canto coral na cidade, criando o espaço para trocar ideias e atrair mais público para esse segmento da música”, afirma a organização, representada por Vanilson Coelho.

Já se apresentaram no Teatro Gustavo Leite seis coros, sendo quatro deles projetos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Participam o Coro Cefa, do Centro Educacional Francisco de Assis, regido por Manoel Júnior; o Maria Augusta Monteiro, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), regido por Victor Moura; o Embrancanto, sob a regência de Patrícia Albuquerque; e os coros Rugas de Ouro e Corufal, regidos por Gustavo Campos e Maria das Vitórias.

As apresentações contemplaram a cultura alagoana. Canções de Gonzaga e Toquinho foram destaque, além de um grupo da terceira idade, o coro da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), que cantou músicas religiosas e sobre as terras alagoanas.