Dia Mundial da Alimentação debate processos migratórios e segurança alimentar

Programação contou com palestras, exibição de filme e discussões no auditório da Biblioteca Central

19/10/2017 12h11 - Atualizado em 19/10/2017 às 12h54
Produtores rurais participaram do debate na Ufal

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

Comemorado no dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação foi celebrado nesta quarta-feira (18) na Universidade Federal de Alagoas, com palestras, exibição de filme e debates realizados no auditório da Biblioteca Central. Mude o futuro da migração: Investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural foi o tema definido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (ONU/FAO) para este ano. O evento foi promovido pelo Projeto Colhendo Bons Frutos, da Faculdade de Nutrição (Fanut), em conjunto com os cursos de Agroecologia e Serviço Social.

Os processos migratórios decorrentes de guerras, desastres ambientais ou mesmo do deslocamento em busca de melhor emprego e moradia foram um dos focos do debate. “Trazemos esse tema, focando na necessidade de se ter políticas que favoreçam a permanência das pessoas nos seus locais de moradia, para que elas trabalhem e desenvolvam a sociedade local”, afirmou a professora Leiko Asakura, integrante da organização do evento.

A atividade trouxe também a discussão sobre o desenvolvimento rural das comunidades que trabalham com agricultura familiar e orgânica. A Feira Orgânica, montada ao lado da Biblioteca Central, oferece alimentos do campo para a cidade, favorecendo as comunidades produtoras, além de contribuir com o desenvolvimento econômico e social dos agricultores. “Trazer o debate para a Universidade faz com que as pessoas se tornem conhecedoras e mais participativas. Comprar um alimento orgânico traz um benefício para a família que consome e também beneficia os produtores”, complementou a professora.

A programação contou, ainda, com relatos de experiências dos produtores do Assentamento Zumbi dos Palmares, localizado no município de Branquinha. “A Feira representa muito para mim, é lá que ganho meu dinheiro. Antigamente a gente vendia para os atravessadores, hoje a gente vende diretamente para a comunidade. Se eu soubesse que era tão boa tinha começado antes”, contou Seu Naldo, como é conhecido pelos agricultores e professores do projeto Colhendo Bons Frutos. O evento reuniu docentes, técnicos e estudantes dos cursos de Nutrição, Serviço Social e Agroecologia da Ufal, com o objetivo de estimular o debate entre a comunidade acadêmica, consumidores e agricultores.