Curso de Música promove workshop de violão com aluno da Unesp

Nícolas Silva, músico alagoano, fará apresentação seguida de bate-papo com os participantes

19/10/2017 08h56 - Atualizado em 20/10/2017 às 08h32
Nícolas Silva ministra workshop nesta sexta

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

O vencedor do prêmio de Músico Revelação no 4º Concurso Jovens Músicos, no Rio de Janeiro, há época com apenas 14 anos, é o convidado do curso de licenciatura em Música da Ufal para fazer uma apresentação seguida de bate-papo sobre violão. Nícolas Silva é alagoano e estuda no Instituto de Artes da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Ele vai ministrar workshop na Sala 11, no Espaço Cultural, na Praça Sinimbu, na próxima sexta-feira (20), às 11h30. O evento é gratuito e qualquer pessoa pode participar.

Segundo o professor do curso de Música da Ufal, Milson Fireman, Nícolas tem apenas 20 anos de idade e já é um destaque na performance do violão, além de estudar com um dos mais conceituados violonistas do Brasil, Fábio Zanon. “Ele vai estar em Maceió e o convidamos para participar desse momento aqui na Ufal”, disse.

Para Fireman, a ideia é promover a troca de experiências entre os estudantes de violão do curso de Música e Nícolas. “Claro que também vamos dar oportunidade que outras pessoas participem, sejam músicos, admiradores e pessoas interessadas na performance desse instrumento”, destacou.

Antes do workshop, Nícolas vai apresentar seis músicas: Aria con Variazioni, de Girolamo Frescobaldi (1583-1643); Gran Sonata Op. 22, de Fernando Sor (1778-1839); Suite Española: Cadiz – Cataluña, de Isaac Albeniz (1860-1909); Thème Varié et Finale, de Manuel M. Ponce (1882-1948); Naqueles Velhos Tempos - Jorge do Fusa, de Garoto (1915-1955); e Sonatina, de Albert Harris (1916-2005).

Mais sobre Nícolas

Nícolas Porto Silva começou seus estudos com o pai, o professor de música Marcos Silva, aos 8 anos de idade. Ele ficou conhecido nacionalmente quando esteve, em 2008, no programa Domingão do Faustão. De lá para cá, já se apresentou em importantes teatros no cenário regional e nacional, dentre eles o Centro de Educação Musical de Olinda-PE; o Conservatório Pernambucano de Música, o Museu da República do Rio de Janeiro; e o auditório da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Também já foi convidado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste para participar do 6º Festival BNB da Música Instrumental, com recitais em Sousa, na Paraíba, e em Juazeiro do Norte, no Ceará. Nessa trajetória de quase 12 anos de carreira já tem uma vasta experiência, adquirida ministrando aulas, fazendo recitais, workshops e, principalmente, se dedicando a executar obras de renomados compositores nacionais e estrangeiros da música clássica.

Ele também tem feito masterclass com renomados violonistas no cenário internacional, entre eles: Franz Halasz (Alemanha); Johan Fostier (Bélgica); Paulo Martelli (Brasil). Em 2016 e 2017 foi bolsista nas edições 47 e 48 do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Nessa última edição, participou da estreia nacional da obra Pentimento, da compositora russa Sofia Gubaidulina.

Em 2016 fez sua estreia em um dos mais importantes projetos de música clássica do Brasil: o Movimento Violão Jovens Virtuoses.