Curso de Dança apresenta Enquanto eu respirar na Bienal

03/10/2017 21h08 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

Natália Oliveira – jornalista colaboradora

Pulsar, vida, corpo, amar, respirar, adoração. Essas foram algumas das palavras que permearam a apresentação do espetáculo de dança Enquanto eu respirar realizado em duas sessões na noite da última segunda-feira (2), dentro da programação da 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Com canções instrumentais ao fundo, as estudantes do curso de Dança da Ufal Dandara Alice, Cássia Muniz e Aíllian Lourenço fizeram apresentações solo e trio, relacionadas à adoração a Deus. A performance é uma das 70 atrações artístico-culturais promovidas pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) nesta Bienal e fruto do projeto de extensão Núcleo de Estudos da Dança na Adoração.

Segundo Noemi Loureiro, professora de Licenciatura em Dança e coordenadora do projeto, a ideia de criar o núcleo é resultante de uma inquietação sobre a exclusão de danças devocionais dentro do panorama da área arte em Alagoas. “A gente vê dança contemporânea, moderna, balé, sapateado, jazz, dança afro, danças étnicas, mas não vê dança gospel. Independente da minha crença, penso na dança como algo que precisa ser abrangido em todas as instâncias”, pontuou.

Ainda de acordo com a professora, o projeto foi pensado para trabalhar com as danças gospel e católica nas igrejas de Maceió. Em novembro, as ações do projeto serão levadas para comunidades da capital alagoana. “Haverá aulas e oficinas para falar sobre essa dança que pode ser levada para locais de adoração. O objetivo é que as pessoas assistam ao espetáculo e queiram inserir a dança gospel/católica em suas igrejas”, explicou.

As atividades promovidas pela Ufal continuam até o próximo domingo (8) no Centro de Convenções. Para ver a programação, basta acessar o site da Bienal do Livro.