Confira os lançamentos desta terça (3) na Bienal

03/10/2017 20h58 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Márcia Alencar – jornalista
Sete novos títulos são lançados logo mais, a partir das 19 h, com o Selo Edufal, no Café Literário Cantinho das Ideias no Estande da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), na 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que acontece até domingo, 8 de outubro, no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso.

Com a presença dos autores e muitos autógrafos, serão lançados os livros: Docência universitária: repensando a inovação em sala de aula, de Maria Aparecida Pereira Viana; Língua portuguesa em debate: leitura, escrita e variação, de Adriana Cavalcanti dos Santos, Maria Auxiliadora da Silva Cavalacante, Yanna Liss Soares Gomes (Org.); Os processos recursivos na sociedade: uma análise da relação entre a cultura e a integração social, de Paolo Totaro;  Texto e retórica: diálogos na pesquisa, José Nildo Barbosa de Melo Júnior, Eduardo Pantaleão de Morais, Maria Francisca Oliveira Santos (Org.); Relações assimétricas na entrevista oral radiojornalística, José Nildo Barbosa de Melo Júnior; Perspectivas em retórica e análise da conversação: um percurso em gêneros textuais/discursivos, de José Nildo Barbosa de Melo Júnior, Maria Francisca Oliveira Santos (Org.) e Representações sociais: diálogos entre a Educação Física e estudos qualitativos, de Leonéa Vitoria Santiago (Org.)

Novos títulos à venda na Edufal

Uma média de 20 livros já foram lançados nesses três dias da agenda de lançamentos da Editora Universitária, a maioria selecionado pelo Edital Fapeal/Cepal/Edufal, que contemplou 60 obras escritas por professores vinculados a Programas de Pós-graduação existentes em Alagoas, e de pesquisadores doutores, com o objetivo de incentivar a disseminação da produção científica no Estado. O diretor Osvaldo Maciel destaca o caráter inovador dessa iniciativa para o crescimento do mercado editorial técnico-científico alagoano e para a socialização do conhecimento produzido na academia.

Entre esses, destaca-se dois da área de saúde:

Novas Tecnologias da Relação Interpessoal nos cuidados de Enfermagem – O olhar, a compaixão, o amor, o carinho, a tolerância, o vínculo, o perdão, a confiança, de Maria Cícera dos Santos de Albuquerque e Mércia Ziviani Brêda (org.). Este livro aborda as novas tecnologias da relação interpessoal para o cuidado de enfermagem. Teve origem na disciplina Abordagens Teóricas, Tecnológicas e Inovadoras do Relacionamento Interpessoal que compõe o PPG em Enfermagem da Ufal. Tem o objetivo de contribuir com os enfermeiros e equipe de enfermagem no cotidiano de suas práticas perante os usuários dos serviços, seus familiares e a comunidade.

Saúde atrás das grades – reflexão sobre a assistência no sistema prisional feminino, de Annuza Ayla Pereira dos Santos, Karlayne Raynaux Vieira de oliveira, Jessica de Melo Albuquerque e Marianny Medeiros de Moraes (org.). Neste livro, estão reunidos os resultados do projeto de extensão “Estratégias para integralidade e equidade da assistência às mulheres em situação prisional, visando à promoção da saúde e prevenção de agravos, realizado por estudantes e professores da Esenfar/Ufal e pertencentes ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem na Saúde Materno Infantil (Gepesmi/Ufal/CNPq).