Atividade prossegue até esta sexta-feira na Bienal do Livro de Alagoas

05/10/2017 20h07
Círculo de debate traz diálogos sobre a importância dos Projetos de Extensão da Ufal (Foto - Thiago Prado)

Erika Messias - estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) apresentou na última quarta-feira (4), durante a 8ª Bienal do Livro, os valores primordiais dos projetos de extensão elaborados pelos campi de todo Estado. Em uma pequena apresentação com o tema Ciclo de Debates Programas de Extensão promove conquistas e a valorização dos profissionais que trabalham com pesquisas de extensão pela instituição.

O evento, organizado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), tem como foco geral apresentar alguns projetos voltados para comunidades carentes de Maceió e segue com outros trabalhos em comunidades do Sertão e Agreste do Estado Alagoano. As apresentações acontecem em forma de círculo, onde cada representante de seus projetos mostra como a extensão atua socialmente.

Durante as apresentações, a mediadora utilizou uma cronometragem no tempo de apresentações, que vão de assuntos como, saúde, educação, moradia, segurança e cultura. A partir daí o ciclo organiza entre seus representantes os planejamentos e objetivos de cada projeto e o que eles levam para as comunidades. Essa avaliação de projetos é voltada para acontecer uma troca de informações entre cada professor representante.

A mediadora Jusciney Carvalho, acredita que o evento ajuda na troca de informações e na valorização dos projetos. “A importância nesse momento é sobretudo fomentar a troca e a partir dos aprendizados repensar as práticas que podem ser continuadas em novos anos letivos. E esse movimento na bienal permite que essa valorização de fato seja visualizada e a extensão passa a ter uma visibilidade melhor não apenas em Maceió, o que permite que a extensão tenha um novo lugar", explica.

Além dessa troca de aprendizado entre os professores, é possível notar que os projetos de extensão valorizam também a participação do aluno, pois é junto a esses eventos que os estudantes podem ter o primeiro contato com sua futura área de trabalho. “A extensão é o momento que a gente tem de ter contato com o campo e o que realmente a gente vai ver quando sair da academia. Acho que tem uma importância fundamental para formar um estudante, para quando se chegar no campo saber com o que vai se deparar”, conta.

As apresentações continuam acontecendo na sala Ponta Verde até a sexta-feira (6) com apresentações de mais de 10 projetos. O evento se inicia toda tarde a partir 14h às 18h com professores e alunos.