Camerata da Ufal se apresenta no Teatro Gustavo Leite nesta terça-feira

Quem for assistir vai ouvir um repertório com peças de Mozart, Villa-Lobos e muito mais

02/10/2017 21h00 - Atualizado em 02/10/2017 às 20h20
Camerata da Ufal se apresenta no Teatro Gustavo Leite nesta terça-feira

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

Com um repertório que busca valorizar a música erudita instrumental brasileira, a Camerata Acadêmica da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas vem, há pouco mais de dois anos, proporcionando aos alunos participantes vasta experiência de uma construção musical com diversas vozes instrumentais. Para compartilhar todo o trabalho que vem sendo realizado, o grupo se apresenta nesta terça-feira (3) no Teatro Gustavo Leite, das 10h às 11h. A entrada é gratuita.

O concerto da Camerata faz parte da programação da 8ª edição da Bienal internacional do Livro de Alagoas, que acontece até o próximo domingo, dia 8 de outubro, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió. Quem for assistir vai ouvir um repertório com  peças de Mozart, Villa-Lobos e muito mais: Die Schlittenfahrt, de Leopold Mozart; Suíte dos Paraíba, de Rogerio Borges; Suíte Sergipaniando – Simão Pedro; Bachianas nº 5, de Heitor Villa-Lobos, com arranjo de Kleber Dessoles para saxofone solo; Mirim, de César Guerra-Peixe; e Cantogas e Cantares, de Tom K.

Sobre o grupo

A Camerata Acadêmica foi criada em abril de 2015, a partir de um projeto de extensão, cujo objetivo era trabalhar peças dos mais diversos períodos da música escritas para a formação camerística. “A Camerata tem seu núcleo de base com os instrumentos de cordas com arco, mas, também, busca a interação com instrumentos de outros naipes, dando aos alunos a rica experiência de uma construção musical composta das mais diversas vozes instrumentais”, disse a professora Lílian Pereira, diretora musical e regente do grupo.

De acordo com Lílian, o repertório trabalhado é vasto e vai desde o período Barroco até a produção contemporânea. Trabalhamos o repertório numa busca quase artesanal de produção das sonoridades características de cada período que nasce das proposições estéticas e históricas de cada compositor e buscando, sobretudo, a valorização da música erudita instrumental brasileira”, destacou.

E completa: “A Camerata traça um caminho importante na formação musical de seus integrantes e pretende enriquecer ainda mais o cenário musical alagoano, contribuindo para a formação de mais ouvintes, novos alunos e amantes da música, buscando parcerias fora do ambiente acadêmico a fim de difundir a música instrumental brasileira e de outros países”.

Lílian relembra que, em novembro de 2015, a Escola Técnica de Artes promoveu o 1º Encontro de Cordas. “A Camerata Acadêmica foi o núcleo dessa atividade, contando com a primorosa participação do violinista ítalo-brasileiro, Alessandro Borgomanero que atuou como professor e solista. Em outubro de 2016, o grupo recebeu dois músicos solistas da UFPB [Universidade Federal da Paraíba], Ulisses Silva e Victor Mesquita, para 2º Encontro de Cordas. Os dois encontros aconteceram com a primorosa parceria do Sesc Alagoas”, revelou.