Camerata da Ufal é aplaudida de pé no Teatro Gustavo Leite

Grupo fez homenagem ao Xingó

03/10/2017 20h52 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Homenagem ao Xingó foi feita pela Camerata ao executar a música Sergipaneando, de autoria do violinista brasileiro Cesar Guerra Peixe (Fotos: Renner Boldrino)

Diana Monteiro – jornalista

Do erudito ao popular, como forró, baião, afoxé, a Camerata da Escola Técnica de Artes (ETA), da Universidade Federal de Alagoas, foi aplaudida de pé durante apresentação na manhã desta terça-feira (3), no Teatro Gustavo Leite, lotado por alunos de diversas escolas públicas de Alagoas em visita à 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Uma homenagem ao Xingó foi feita pela Camerata ao executar a música Sergipaneando, de autoria do violinista brasileiro Cesar Guerra Peixe. “A música instrumental deixa à vontade para que cada pessoa se encontre no som e no instrumento”, frisou a regente Lilian Pereira, explicando à vibrante plateia a dinâmica da apresentação.

A Saga dos Paraíba no forró do Zé Doidiça, do paraibano Rogério Borges, integrou a segunda parte da apresentação da Camerata, embalando os presentes nos vários ritmos. Ao final, Lilian, dirigindo-se aos estudantes, fez convite para visitar a ETA e conhecer os cursos técnicos ofertados, gratuitamente, à comunidade, a exemplo do curso de Música que proporcionou a formação da Camerata.

A programação artístico-cultural no Teatro Gustavo Leite, na manhã do quarto dia de atividades da Bienal, foi encerrada pelo Grupo LP Musical que executou músicas autorais em ritmos variados, como salsa e jazz. O grupo tem a coordenação do professor do curso da graduação em Música Milson Fireman, do técnico-administrativo Vanilson Coelho e conta com participação de alunos do curso.