Sapatos Vermelhos terá dez apresentações em Maceió

Espetáculo tem direção de Flavio Rebelo e foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014

13/01/2017 14h59 - Atualizado em 18/01/2017 às 09h45
Arte de divulgação

Arte de divulgação

Simoneide Araujo - jornalista colaboradora

Neste mês de janeiro, a bailarina e professora da Universidade Federal de Alagoas, Isabelle Rocha, estará em cartaz com o solo de dança contemporânea Sapatos Vermelhos, com direção de Flávio Rebelo. O espetáculo foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014 e iniciará temporada de apresentações em Maceió, na vitrine da Loja Caleidoscópio, em Ponta Verde.

As apresentações gratuitas acontecerão nos próximos dias 18, 19, 20, 21, 25, 26, 27, 28 de janeiro e 1º e 2 de fevereiro. O espetáculo tem, em sua dramaturgia, reflexões sobre a ancestralidade feminina na atualidade.

A criação dessa obra teve início após a morte da avó materna de Isabelle. “Comecei a pensar sobre minhas heranças do feminino e de como criar um ritual de reconhecimento, reverência e diferenciação dos valores e crenças herdados das mulheres que me precederam”, disse.

Ao reler a obra Mulheres que correm com os Lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem, da autora Clarissa Pinkola Estés, Isabelle Rocha encontrou argumentos e símbolos que tratam dessas heranças culturais, assim como, de crenças e comportamentos que são passados através de gerações entre as mulheres.

A partir dessa leitura, Isabelle elaborou algumas reflexões: Qual o impacto dessas heranças na vida das mulheres? Como essas crenças e comportamentos se estabelecem no tempo das novas gerações? O quanto nos apropriamos ou rejeitamos essas crenças, comportamentos e valores? O que faz algumas mulheres, no século 21, ainda se manterem guiadas e presas aos valores e comportamentos das gerações passadas? Como se constrói uma identidade feminina própria e diferenciada dos modelos de feminilidade ditados pela família e pela sociedade?

Segundo a bailarina, esse trabalho não tem a pretensão de oferecer respostas para essas questões, “porém convida para que olhemos para todas as mulheres que estão atrás de nós com respeito e reverência. Não precisamos trilhar os mesmos caminhos por onde elas passaram, mas temos o compromisso de construirmos a nossa própria jornada com clareza e confiança. Assim, as mulheres que virão a nossa frente estarão libertas!”

SERVIÇO

O quê: Espetáculo Sapatos Vermelhos

Quando: 18, 19, 20, 21, 25, 26, 27, 28 de janeiro, 1º e 2 de fevereiro.

Horário: 21h

Local: Vitrine da Loja Caleidoscópio – Av. Álvaro Otacílio, 3195, loja 08 – Ponta Verde

GRATUITO