Pesquisa Sand vai acompanhar recém-nascidos no município de Rio Largo

Serão observados aspectos sobre saúde, alimentação, nutrição e desenvolvimento, desde o nascimento até os 12 meses de idade

25/01/2017 09h52 - Atualizado em 20/10/2017 às 14h37
Arte de divulgação

Ascom Ufal

A equipe de pesquisadores do Projeto Sand - Saúde, Alimentação, Nutrição e Desenvolvimento Infantil: um estudo de corte, vinculado ao Laboratório de Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Nutrição (Fanut) da Ufal, acompanhará, pelo período de um ano, todas as crianças nascidas de fevereiro a agosto de 2017 no Hospital Geral Professor Ib Gatto Falcão, em Rio Largo.

A pesquisa, que tem como coordenadora a professora doutora em Ciências aplicadas à Pediatria, Giovana Longo-Silva e vice-coordenadores os professores Jonas Augusto Cardoso da Silveira e Risia Cristina Egito de Menezes, professores da Fanut, tem como objetivo principal estabelecer um coorte que acompanhará crianças do município desde o nascimento até os 12 meses de idade. “Buscaremos estudar aspectos sobre saúde, alimentação, nutrição e desenvolvimento, além de compreender as práticas de alimentação infantil adotadas pelas mães no primeiro ano de vida”, explica a pesquisadora. “A equipe já se reuniu com os gestores, conselho de saúde, diretores das unidades de saúde, agentes comunitários de saúde, dentre outros da cidade para apresentar e discutir o projeto. O apoio deles e dos demais profissionais da Atenção Básica será muito importante para difundir a pesquisa entre as famílias rio-larguenses”, destacou.

A pesquisa Sand apresenta cinco etapas para coleta de dados: a perinatal, realizada na maternidade, e quatro visitas domiciliares (no 3º, 6º, 9º e 12º mês de vida das crianças). “Além da coleta de dados na maternidade, a cada 3 meses nossas equipes visitarão as crianças em seus domicílios. Tanto as mães como as crianças farão três exames de sangue no Laboratório Clinilab, sendo o primeiro logo após o nascimento, e os próximos aos 6 e 12 meses de idade da criança”, explica a professora.

Além dos professores do Laboratório de Nutrição em Saúde Pública, o estudo conta com a parceria do professor José Taddei da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); da professora Maysa Toloni, da Universidade Federal de Lavras (Ufla); e do professor Gustavo Gomes de Araújo, do CEU/Ufal, sendo financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Ufal.

A equipe do Projeto Sand também é integrada por sete mestrandas do Programa de Pós-graduação em Nutrição (PPGNUT) da Ufal, além de estudantes de iniciação científica.