Alunos da Ufal fazem capacitação em flauta doce

Atividade faz parte do Projeto Sopro Novo Yamaha, que investe em educação musical continuada

26/01/2017 08h00 - Atualizado em 26/01/2017 às 09h27
Atividade prática da oficna, realizada na quinta-feira (19), no Espaço Cultural

Simoneide Araujo – jornalista colaboradora

Formação pedagógica e educação musical fazem parte do Projeto Sopro Novo Yamaha, que está há 10 anos em Maceió e oferece atividades para contribuir com a capacitação de músicos e professores da área. Diante dessa oportunidade, alunos de graduação da Universidade Federal de Alagoas, professores de música e estudantes do ensino médio se inscreveram para participar do Sopro Novo Flauta Doce, um dos programas do projeto, e, logo, logo, vão estar aptos a ensinar a tocar esse instrumento.

A capacitação tem duração de oito meses. Começou em novembro de 2016, durante da 7ª Jornada Pedagógica para Músicos de Banda, realizada em Marechal Deodoro, e vai até o início do segundo semestre. As primeiras atividades começaram no evento e, de lá para cá, as aulas acontecem nos encontros quinzenais, em formato de oficina. “Além de recebermos profissionais de outros estados para dar aulas, também realizamos oficinas, quinzenalmente às quintas-feiras à noite, para que nossos alunos possam praticar o instrumento e trocar informações”, disse Elaine Maria da Silva, coordenadora do programa em Maceió.

Segundo Elaine Maria, o Sopro Novo é uma oportunidade para se trabalhar educação musical por meio da flauta doce. “O interessante é que não é preciso ter conhecimentos musicais para participar do projeto, basta querer aprender a tocar o instrumento. Temos alunos da Ufal dos cursos de licenciatura em Música, Letras e Química; temos professores de Música que também estão aprendendo flauta doce e alunos do ensino médio”, revelou.

A coordenadora Elaine Maria, é ex-aluna de licenciatura em Música da Ufal e também participou do Sopro Novo Flauta Doce. Ela é pós-graduada em educação musical e, durante quase quatro anos, trabalhou na Secretaria de Cultura de São Paulo como artista educadora de Música. Agora, de volta a Maceió, coordena o projeto e é professora de Música.

Há proposta de abrir uma turma do Sopro Novo por ano e o professor Marcos Moreira, coordenador do curso de Música da Ufal, é dos entusiastas desse projeto e incentiva seus alunos a participarem.