Ufal promove um dos maiores eventos de filarmônicas do Nordeste

Evento será sediado em Marechal Deodoro e receberá quatro músicos internacionais

28/09/2016 09h51 - Atualizado em 30/09/2016 às 11h39
Diósnio Machado Neto, livre-docente da Universidade de São Paulo, será palestrante da Jornada

Diósnio Machado Neto, livre-docente da Universidade de São Paulo, será palestrante da Jornada

Simoneide Araujo – jornalista colaboradora

O cenário da 7ª Jornada Pedagógica para Músicos de Banda não poderia ser outro: Marechal Deodoro, por ser considerada a cidade da música, por sua importância para as bandas e pelo incentivo à manutenção dessas filarmônicas – existem cinco no município e mais de 700 músicos. Promovido pela Universidade Federal de Alagoas, o evento é um dos maiores do Nordeste nessa área, acontece de 17 a 19 de novembro e pretende congregar músicos, pesquisadores, estudantes e professores que pesquisam essas bandas.

Para o coordenador do evento, Marcos Moreira, espera-se ampliar a participação de músicos de filarmônicas no curso de licenciatura em Música da Ufal, de forma a contribuir com sua qualificação no mercado de trabalho. “Também buscamos colaborar com o fortalecimento dos grupos de filarmônicas em gestão e qualificação no estado de Alagoas”, revelou.

Estão sendo aguardados cerca de 500 participantes para atrações musicais, palestras, mesas-redondas e oficinas, que dispõe de cerca de 50 vagas em cada uma. A abertura será com a Filarmônica do Norte, da Universidade Federal do Ceará, que tem pesquisas em parceria com a Universidade de Laval, em Quebec-Canadá, seguida de concerto de Música Antiga, na Igreja do Convento de Marechal. As inscrições são gratuitas e começam na próxima sexta-feira, 30 de setembro, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Já estão abertas as inscrições de trabalhos para apresentação oral e podem ser feitas até 15 de outubro. Os temas são: Bandas e Educação Musical; e Bandas e Educação Básica. Os selecionados receberão certificado e publicação na próxima edição da revista eletrônica Musifal, em 2017. Os interessados podem enviar os textos para moreiraufal@gmail.com .

Músicos internacionais

Segundo o professor Marcos Moreira, já estão confirmados quatro músicos internacionais: Paolo Di Gaspari, da Itália; Alexandre Andrade, de Portugal [professor colaborador da Ufal por desenvolver projetos de pesquisas com a instituição alagoana junto com Marcos Moreira]; Arnaldo Costa, maestro da Banda Sanjoanense, de Albergaria-Portugal; e Rui Costa Paiva, educador musical e flautista em Arouca-Portugal, que tem laços familiares com os Paiva de Alagoas.

Também garantiram presença o professor da pós-graduação em Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Joel Barbosa – autor do método Da Capo, para ensino de instrumentos de bandas – que vai ministrar curso de Clarineta; Diósnio Machado Neto, livre-docente da Universidade de São Paulo, palestrante sobre Musicologia e Banda; Frederico Meireles Dantas, o Fred Dantas, musicólogo e pesquisador de bandas da Bahia; Gilvando Pereira, presidente da Associação Nacional de Trombonistas; José Alípio Martins, professor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano; e Almir Medeiros, professor do Instituto Federal de Alagoas, graduado pela Ufal e ex-regente da Orquestra Sinfônica dessa instituição.

Haverá o lançamento do Núcleo de Apoio às Bandas de Música da Ufal (NAB), que será coordenado pelo professor Flávio Ferreira. “Flávio é um grande parceiro dos projetos do nosso curso de Música e topou mais esse desafio”, destacou Marcos Moreira.

Durante a jornada, acontecerá o Fórum de maestros, coordenado pelo presidente da Federação de Bandas de Fanfarras de Alagoas, e apresentação da Camerata de Violões, da Universidade do Rio Grande do Norte, sob a regência do professor Raone da Silva. Essa edição da Jornada Pedagógica foi contemplada com recursos do Programa e Apoio a Eventos no País (Paep), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O evento também tem apoio da Federação de Bandas do Estado de Alagoas, da Yamaha Sopro Novo e do Sesc.

Mais informações no blog do evento.

PROGRAMAÇÃO

17 de novembro

18h - Recital de abertura com a Filarmônica do Norte, com regência do maestro Marco Toledo (UFC) 
Abertura oficial com o professor Marcos Moreira e lançamento do Núcleo de Apoio às Bandas de Música da Ufal ( NAB)

20h - Concerto de Música Antiga, na Igreja do Convento de Marechal - participação de Alexandre Andrade (flauta), do Instituto Piaget de Portugal; Joel Barbosa (Chalemou) – UFBA; João Raone (Alaúde e Taoba) - UFRN

18 de novembro

8h às 12h – Oficinas de Instrumentos e Educação Musical 1 e 2 com os professores Rui Correia e Elaine Maria.

Flauta: Alexandre Andrade / Clarineta: Joel Barbosa / Trombone: Gilvando Silva / Percussão: Augusto Moralez / Regência: Arnaldo Costa / Arranjo: José Luann Veiga / Trompete: Siqueira Lima / Trompete Básico: Jorge da Hora / Saxofone: Davysson Lima / Tuba: Alberto Khathar

14h – Mesa-redonda sobre Filarmônicas, políticas, pesquisa e organização no Nordeste, com o maestro Fred Dantas (Oficina de frevos e dobrados), da Bahia; o professor Flávio Ferreira (Ufal); Gilvando Silva Pereira (UFRN); Luiz Carlos Sandes Paranhos (Febamfal); Joel Barbosa (UFBA)

15h - Lançamento de livros e ações paralelas: a) Ensaio de Grupos, com o professor Paolo Di Gaspari (Itália); b) Ensaio de banda, com o maestro José Alípio Martins (UFRB); c) Ensaio e banda 2 (Práticas de Regência), com o maestro Arnaldo Costa (Piaget-Portugal); e d) Ensaio de banda 3, com maestro Frederico Meireles Dantas (UFBA)

16h - Palestra especial sobre A Musicologia e as Bandas de Música, com o professor Diósnio Machado Neto (USP)

18h - Apresentação de Bandas

19 de Novembro

8h às 12h – Oficinas de Instrumentos e Educação Musical 1 e 2

14h - Mesa-redonda As Bandas e a Universidade: um diálogo possível na Educação Básica, com Marcos Moreira (Ufal); Alexandre Andrade (Iseit), de Portugal; Vanilson Coelho (Ufal); Almir Medeiros (Ifal)

15h - Fórum de Maestros (aberto a todos os participantes) – coordenação do maestro Luiz Carlos Sandes Paranhos (Febamfal)

8h às 16h (ação paralela) - Flauta doce (Yamaha Sopro Novo)

15h - (ações paralelas) - a) Ensaio de grupos com Paolo Di Gaspari; b) Ensaio de banda 1, com o maestro José Alípio Martins (UFRB); c) Ensaio de banda 2, com maestro Arnaldo Costa (Portugal); d) Ensaio de banda 3, com o maestro Frederico Meireles Dantas (UFBA)

16 – Oficina Dança e filarmônica: uma prática infantil, com cantigas de roda do Guia prático de Heitor Villa-Lobos, para crianças das escolas municipais de Marechal Deodoro. Será na sede do Instituto Federal de Alagoas na cidade.

17h30 - Apresentações das oficinas