Ufal promove ações de prevenção ao câncer de Mama

Atividades fazem parte do movimento conhecido como Outubro Rosa

30/09/2016 10h50 - Atualizado em 10/10/2016 às 08h19
Arte de divulgação

Lenilda Luna - jornalista

Todos os anos a Universidade Federal de Alagoas participa ativamente das ações do Outubro Rosa. O movimento mundial de prevenção ao câncer de mama é simbolizado pelo laço rosa e visa reduzir as mortes pela doença, estimulando o diagnóstico precoce com ações de prevenção.

Este ano, as atividades direcionadas às servidoras serão desenvolvidas pelo grupo de Saúde da Mulher do Hospital Universitário, coordenado pela médica ginecologista e mastologista, Marta Maria Vasconcelos, com o apoio do gabinete da reitoria e da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

De 4 a 27 de outubro, haverá exames para a prevenção do câncer de mama que serão feitos no Ambulatório 1, sala de Saúde da Mulher, do Hospital Universitário. As inscrições para os exames devem ser feitas pelas servidoras, funcionárias e prestadoras de serviço no link, onde é possível conferir a programação completa.

Ações para a Comunidade

Já no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do Hospital Universitário, a programação voltada para a comunidade começa também no dia 4 de outubro. Haverá apresentação artística do Grupo Carmé (Adefal), palestra de Liliane Castro de Oliveira e uma sessão de maquiagem em parceria com a empresa Mary Kay.

No dia 11 de outubro, haverá uma sessão de Belezaterapia, em parceria com a Residência Multidisciplinar e a preceptoria, e a apresentação artística de Dança Cigana, além de sessão de reflexologia, em parceria com a Sala de Cuidados da Esenfar.

No dia 21 de outubro, as atividades contam com a parceria da ONG Renascer, que vai realizar o desfile de mulheres mastectomizadas, maquiagem e amarração de lenços e a apresentação de depoimentos das mulheres que enfrentaram ou ainda enfrentam a luta contra o câncer de mama.

Já no dia 25 de outubro, as atividades serão iniciadas com a apresentação do Corufal. Em seguida, tem palestra sobre Prevenção ao Câncer de Mama, com a mastologista Marta Maria Vasconcelos. Também haverá o depoimento de Maria de Fátima Montenegro Correia e logo depois, uma sessão de limpeza de pele e maquiagem, com a parceria da empresa Racco.