Representante do TCU propõe parceria para qualificar a gestão pública

A reitora Valéria Correia e equipe receberam o Secretário de Controle Externo em Alagoas

26/09/2016 15h48 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Secretário de Controle Externou entregou à reitora o relatório de Governança

Lenilda Luna - jornalista

Na manhã desta segunda-feira (26), Claudivan da Silva Costa, Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) em Alagoas, acompanhado de um assessor, participou de reunião com a reitora Valéria Correia, o vice-reitor José Vieira, o pró-reitor de Gestão Institucional, Flávio Domingos, e a Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Carolina Abreu. O objetivo foi debater orientações para a melhoria da governança nas unidades da Administração Pública.

Claudivan Costa, que assumiu o cargo em Alagoas há dez meses, ressaltou que tem procurado conhecer as unidades e os gestores para ter uma relação mais próxima, na orientação e planejamento. "Há alguns anoso TCU era percebido pela sociedade principalmente por sua função de punir os maus administradores. Mas temos procurado atual em avaliações operacionais buscando o aperfeiçoamento da administração pública. Podemos corrigir pontos críticos antes que eles se agravem e com esse suporte temos a condição de aplicar os recursos públicos em serviços de qualidade", ponderou o representante do TCU.

A reitora Valéria Correia deu as boas-vindas aos representantes do TCU e enfatizou o propósito da gestão na aproximação e diálogo com os órgãos de controle. "Somos um grupo novo, que assumiu a reitoria há pouco mais de oito meses, e desde o início temos estreitado as relações com os órgãos que fiscalizam a administração pública. Já estivemos na Controladoria Geral da União (CGU), no Ministério Público Federal (MPF) e no Ministério Público Estadual (MPE). O TCU seria a nossa próxima visita, mas ficamos felizes por vocês terem se antecipado", cumprimentou a reitora.

Na reunião, foram tratadas propostas para estabelecer a parceria entre os órgãos, como a realização de cursos de treinamento e orientações. "Temos interesse em acompanhar melhor a aplicação de recursos nas obras, a realização das licitações, mas também queremos avaliar a atividade fim, ou seja, a qualidade do serviço oferecido. Por isso, também vamos dialogar com os setores responsáveis pelo planejamento educacional e avaliação da qualidade de ensino", informou Claudivan Costa.

A reitora Valéria Correia relatou quais as ações desses oito meses relacionadas aos princípios da transparência, participação democrática, autonomia universitária e universidade socialmente referenciada que foram assumidos por essa gestão. "Nesse sentido, realizamos, nos primeiros cem dias de gestão uma sessão ampliada do Conselho Universitário (Consuni) com a participação da CGU e, aos 120 dias, uma Audiência Pública para apresentar as contas da universidade", destacou a reitora.

No final da reunião, o Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) em Alagoas, Claudivan Costa, entregou o Relatório de Levantamento de Governança, elaborado pelo TCU, à reitora Valéria Correia.