Projeto de conservação de tubarões e raias tem financiamento aprovado

Recursos de R$ 250 mil vão ajudar na capacitação e conscientização de pescadores e comunidades no litoral alagoano

26/09/2016 11h04 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Ginglymostoma cirratum Tubarão-lixa

Manuella Soares - jornalista

A Universidade Federal de Alagoas, em parceria com o Instituto Meros do Brasil, aprovou o único projeto do Estado no edital do Instituto Linha D’Água sobre conservação de tubarões e raias. Intitulado Conservação dos Elasmobrânquios ameaçados através de educação ambiental na APA costa dos corais e litoral de Alagoas, nordeste do Brasil, o projeto tem o objetivo de capacitar, conscientizar e sensibilizar comunidades nas regiões Norte, Central e Sul do litoral alagoano.

O edital foi divulgado durante a 9ª Reunião da Sociedade Brasileira para estudos dos Elasmobrânquios (SBEEL), realizada entre os dias 24 e 28 de abril na unidade educacional da Ufal em Penedo (AL). Foram selecionados cinco projetos, que receberão ao todo, R$ 250 mil para atuar na sensibilização dos pescadores e da sociedade acerca da importância dos elasmobrânquios e de sua conservação para a integridade dos ecossistemas marinhos. O edital contou com recursos próprios do Instituto Linha D’Água e foi a primeira chamada pública para fomento de projetos realizada pelo instituto.

Ao todo, foram submetidas 23 propostas de diferentes regiões do país. De acordo com a comissão organizadora, o maior número de projetos propostos foi da região Sul, com destaque para o estado de Santa Catarina, com cinco propostas, onde a incidência de captura de elasmobrânquios é relativamente alta. Em seguida, destacam-se as regiões Sudeste e Nordeste, cada uma com sete propostas submetidas.

Sobre o projeto em parceria com a Ufal

Projeto Meros do Brasil é realizado pelo Instituto Meros do Brasil, com o apoio de diversos parceiros ao longo da costa brasileira, comprometidos com a conservação marinha em nível global. O objetivo é utilizar a educação ambiental sobre a necessidade de conservar os ambientes e espécies ameaçadas de tubarões e arraias, tendo como público alvo escolas, operadoras de turismo e pescadores. As atividades se darão por meio de capacitação de professores, desenvolvimento de atividades didáticas, inclusive práticas, palestras, confecção e divulgação de material informativo sobre os elasmobrânquios.

A APA Costa dos Corais (Apacc), maior unidade de conservação marinha do Brasil, possui municípios com um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, onde há extinção local do peixe-serra (Pristis pristis) nos ambientes estuarinos do Estado e declínio acentuado de outras espécies de hábitos costeiros, como o tubarão-lixa (Ginglymostoma cirratum) e o panã (Sphyrna tiburo), que antes eram comuns na Apacc.