Projeto Acolher busca melhorar acesso aos serviços ofertados no HU

Usuários recebem encaminhamento e orientações sobre atendimento por meio de escuta qualificada

26/09/2016 13h16 - Atualizado em 27/09/2016 às 12h16
Projeto Acolher é uma iniciativa baseada na Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde

Ascom Ufal

As longas filas e a falta de informação são algumas das principais queixas dos usuários quando necessitam de atendimento nos postos de saúde.

Para atender melhor as pessoas que procuram os serviços prestados pelo Hospital Universitário (HU) da Ufal, o Setor de Regulação e Avaliação em Saúde da unidade implementou o Projeto Acolher no SUS, que tem como principal objetivo melhorar o acesso do usuário aos serviços, fazendo uma qualificação da atenção à saúde.

A iniciativa é baseada na Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde e é realizada por uma equipe de profissionais, de segunda a quinta-feira, das 7h às 12h, no setor de agendamento de consultas especializadas do HU.

“O hospital é grande e, muitas vezes, o usuário chegava e ficava perdido. O trabalho é feito com foco na escuta qualificada para orientá-lo nos fluxos da atenção ambulatorial e hospitalar, além de realizar a contrarreferência para outros pontos de atenção da rede, quando necessário”, relatou a enfermeira assistencial e integrante da equipe, Fernanda Duarte. “É um importante espaço de orientação e de promoção da saúde, pois oportuniza orientações quanto aos bons hábitos e mudanças de estilo de vida. Por meio dessa escuta, acolhemos, conversamos e repassamos informações úteis”, destaca.

De acordo com a enfermeira, “os processos de ‘anestesia’ da escuta e de produção de indiferença diante do outro, em relação às suas necessidades e diferenças, entorpecem a sensibilidade e enfraquecem os laços coletivos”. “Conversamos com os usuários na própria fila. Perguntamos de onde veio, se está com o encaminhamento devido, verificamos se é possível resolver no hospital e qual o serviço mais adequado para aquela demanda. Nos casos em que o atendimento não deve ser feito no HU, orientamos onde e como eles devem proceder para ter acesso a outro serviço”, detalhou.

Ao justificar a importância do Acolher, Fernanda relata que é grande a procura por serviços que não fazem parte das atribuições do Hospital Universitário. “Numa ampla rede interligada de serviços da saúde pública, o HU atende a todo o estado de Alagoas na atenção secundária, que corresponde a de média complexidade, como a marcação de consultas especializadas, a exemplo de um cardiologista”, explica. “Atua também na atenção terciária, que são os tratamentos de alta complexidade, como o tratamento em oncologia, do qual o hospital faz parte e serve de referência para muitos municípios que compõem a 1ª macrorregião de saúde do estado de Alagoas”, completa.

Segundo Fernanda, “o projeto quer tornar o hospital um ponto de atenção numa rede de atenção à saúde com a garantia de resolutividade, isto é, um espaço para educar, evitar encaminhamentos inadequados e garantir a procura por um serviço de forma segura”.

A enfermeira alerta que, antes de procurar por atendimento no Hospital Universitário, o usuário deve se dirigir a uma unidade de atenção básica. “Só após esse atendimento, com um médico clínico, conforme o caso, é solicitada uma consulta especializada por meio do Sistema de Regulação (SisReg). Isso é muito importante que seja informado ao paciente, pois ele não pode procurar o Hospital Universitário por demanda espontânea, ou seja, sem o encaminhamento que é feito pela atenção primária, considerando que esta é a porta de entrada de qualquer sistema de saúde público. Essa recomendação serve para as pessoas que moram na capital e também no interior”, destaca.