Presença da Ufal em Penedo será consolidada com novos equipamentos

Previsão de investimentos em infraestrutura inclui a construção do novo campus

- Atualizado em

Redação Ascom com colaboração de Sammy Dantas

A Unidade de Penedo, ligada ao Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas, está comemorando os dez anos com a expectativa de vários investimentos para oferecer melhor qualidade de atendimento à população da região. Na última quinta-feira (15), a reitora Valéria Correia e o vice-reitor José Vieira estiveram na cidade para cumprir uma agenda extensa, com o objetivo de dar andamento às ações de infraestrutura.

A primeira reunião foi com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O arquiteto Sandro Gama apresentou um panorama dos equipamentos culturais gerenciados pela Ufal em Penedo, com prédios que foram ou serão restaurados pelo Iphan. Foi feita uma abordagem geral das condições de cada um, em termos de manutenção e restauração, além de um início de debate de futuras parcerias entre o Instituto e a Universidade. Uma rápida contextualização sobre os equipamentos Centro de Cultura e Extensão Universitária (CEU), Cine Penedo (futura Escola de Cinema), albergue universitário e Museu do Rio.

A Pró-reitora de Extensão, Joelma Albuquerque, o coordernador geral da Unidade Penedo, Alexandre Oliveira, a coordenadora de Extensão da Proex, Betânia Gomes, a coordenadora de extensão da Unidade Penedo, Milena Dutra, e o professor Sérgio Onofre, acompanharam a reunião, que aconteceu na Casa de Patrimônio, no centro histórico.

O Cine Penedo, cujo prédio já possui uma área construída pelo Iphan e outra a ser restaurada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC das cidades), será uma das obras prioritárias em Penedo neste segundo semestre. A proposta é instalar a Escola de Cinema, um espaço para a difusão cultural no cenário audiovisual, por meio de cursos técnicos, projetos de extensão e outros. Também em parceria com o Iphan, a Universidade, em breve, será a gestora do prédio que foi restaurado para abrigar um albergue estudantil. Hoje o espaço comporta uma associação de artesãos locais no térreo e o albergue nos outros pavimentos. O objetivo é que a Ufal administre o albergue, servindo inclusive como laboratório para o curso de Turismo. O prédio já serve de alojamento nos grandes eventos que a Universidade realiza na cidade, a exemplo do Festival de Cinema, que este ano chega a sua sexta edição.

Já no período da tarde, a comitiva da gestão participou de uma audiência com o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão. Na pauta, o terreno para a construção do novo campus da Ufal na cidade. Foram discutidas alternativas para os problemas encontrados no terreno doado para a Universidade. Técnicos da Sinfra apontaram a existência de uma torre de transmissão de energia da Chesf cortando a área, o que comprometeria a construção do novo campus. Foi apresentada a proposta de doação de uma outra área, próxima à atual, para análise e avaliação. "Todo esforço é válido para que se consiga a instalação do Campus Penedo. É de grande interesse da prefeitura intervir para que esse projeto se torne uma realidade", garantiu o prefeito. Após a reunião, a equipe visitou o terreno onde deve ser instalado o Campus Penedo. A reitora Valéria Correia, acompanhada pelo superintendente da Sinfra, professor Marcio Barboza, avaliou as possíveis soluções com representantes da construtora Buriti Nordeste.

Finalizando a agenda, a reitora se reuniu com a representante regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Ana Helena Gomes da Silva, para assinar o termo de acordo de cooperação técnica entre as duas instituições para que a Unidade de Penedo possa utilizar as instalações do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume em atividades de ensino, pesquisa e extensão.