Pesquisadores da Ufal compõem Câmaras de Assessoramento da Fapeal

As Câmaras vão colaborar com a definição de estratégias em ciência, inovação e tecnologia

09/09/2016 11h11 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Frery integra a Câmara de assessoramento Multidisciplinar

Frery integra a Câmara de assessoramento Multidisciplinar

Lenilda Luna - jornalista

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) divulgou o resultado da chamada pública para a composição das Câmaras técnicas permanentes de avaliação e assessoramento, no Diário Oficial do Estado de 22 de agosto. São nove Câmaras para atender as áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, da Saúde, Exatas, Humanas, Sociais, Engenharias, Linguística, Letras e Artes e de Multidisciplinaridade. Os pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) são maioria em oito Câmaras, incluindo a Multidisciplinar, que conta com a participação do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Alejandro Frery. "A presença destacada da Ufal é uma forma de contribuir para que o estado se torne mais competitivo na captação de recursos para pesquisas", ressalta o pró-reitor.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação ressalta a importância estratégica do direcionamento de recursos para a produção de conhecimento. "Não estamos falando de benefícios para um grupo de pesquisadores ou empresários que vão usufruir da inovação tecnológica. No contexto de crise em que estamos vivendo, é preciso desenvolver processos científicos e tecnológicos que possam fortalecer o setor produtivo e geram empregos de qualidade. Todos ganham com a produção de conhecimento", destaca Alejandro Frery.

As Câmaras de assessoramento começaram a ser discutidas em 2011, na gestão do professor Eduardo Setton como secretário de Estado da Ciência e Tecnologia. "Realizamos com a equipe da Fapeal uma visita técnica para conhecer a experiência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Percebemos que as Câmaras de assessoramento são fundamentais para aproximar a comunidade científica da Fundação e para tornar transparente e descentralizada a gestão dos recursos para projetos científicos e de inovação. Parabenizamos o atual diretor da Fapeal, professor Fábio Guedes, por ter constituído as Câmaras", comemora Eduardo Setton, que atualmente coordena o Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), na Ufal.