Nutrifeira da Fanut volta a comercializar alimentos frescos este mês

Oferta dos produtos será mensal e contará com uma estrutura de apoio para avaliação de dieta

14/09/2016 10h49 - Atualizado em 15/09/2016 às 10h38
Equipe do projeto responsável pela capacitação dos feirantes

Ascom Ufal

Na próxima terça-feira (20), feirantes do conjunto Graciliano Ramos estarão no Campus A.C. Simões, no espaço ao lado da antiga Tenda Cultural, vendendo frutas, raízes, verduras e leguminosas. Eles são parceiros da Nutrifeira, uma ação realizada desde 2013 e que faz parte do projeto de extensão Feijão com Arroz, desenvolvido pelo Laboratório de Nutrição em Cardiologia (Nutricardio) da Faculdade de Nutrição (Fanut) da Ufal. “A feira será retomada com o objetivo de trazer para o campus alimentos saudáveis para consumo pela comunidade universitária atrelado a atividades de educação nutricional”, conta a professora e coordenadora do projeto, Sandra Vasconcelos.

A equipe do projeto ressalta que os produtos vendidos na Nutrifeira não são de produção orgânica, mas reforça que a estratégia principal é tornar fácil o acesso às frutas, de modo a estimular o seu consumo. “A feira é uma estratégia para incentivar a comunidade universitária a consumir alimentos frescos, uma vez que a missão do Nutricardio é desenvolver ações de ensino, pesquisa, extensão e assistência na área de promoção da alimentação saudável e prevenção de doenças cardiovasculares”, reforça Sandra.

Os feirantes que vão comercializar os produtos participaram de uma capacitação, na terça-feira (13), no laboratório de Técnica Dietética da Fanut. Na ocasião, eles aprenderam o modo correto de manipular e higienizar os alimentos, além de conhecerem os principais agentes contaminantes. “O foco é capacitá-los para que executem as boas práticas na manipulação dos alimentos, com uma conduta adequada e segura na hora de comercializar”, explicou a professora Bruna Merten, que também integra o Feijão com Arroz. Ainda de acordo com a docente, participar da capacitação é um dos critérios para os feirantes comercializarem seus produtos na Nutrifeira.

A professora Sandra reforça que “a oficina busca proporcionar aos parceiros um maior conhecimento sobre boas práticas dos alimentos que serão expostos para venda e para consumo, a fim de oferecer à comunidade uma opção de alimentação saudável, tanto do ponto de vista nutricional quanto microbiológico, oferecendo alimento seguro”. Ela destaca que as oficinas ocorrerão semestralmente e que, para este ano, foram estabelecidas algumas normas junto aos feirantes, tais como padronização das barracas, uso de toucas e avental e disposição de lixeiras.

Sobre o projeto

A Nutrifeira será realizada uma vez por mês, na terceira terça-feira dos meses letivos da Universidade. Segundo a coordenadora do projeto, as frutas expostas estarão devidamente higienizadas, com algumas opções prontas para o consumo imediato, e serão acompanhadas de informe técnico do seu valor nutritivo (conteúdo de calorias, vitaminas, minerais e fibras) e da sua importância nutricional em termos de promover saúde. As informações são elaboradas pela equipe do projeto composta por professores, estudantes de graduação e do mestrado da Fanut.

Além dos alimentos à venda, haverá uma estrutura de apoio para avaliação de dieta, mediante entrevista, aferição de medidas de peso, altura e circunferência da cintura, com o uso de balança e fita métrica. “Vamos avaliar o estado nutricional dos visitantes, bem como a sua dieta e padrão alimentar. A avaliação será feita pela equipe de nutrição”, conta a professora Sandra. A atividade conta com o suporte da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e do Setor de Segurança da Ufal.