HU elege a comissão de ética médica para o próximo triênio

Votação foi realizada este mês e a nova comissão deve assumir em 18 de outubro

- Atualizado em
Presidente da Comissão Eleitoral, Fernando Ressurreição

Redação Ascom com a colaboração de Daniel Araújo

Os médicos que compõem o Corpo Clínico do Hospital Universitário da Ufal elegeram, no último dia 14, os seis membros titulares e seis suplentes para compor a Comissão de Ética Médica, definida pelo Conselho Federal de Medicina.

Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, Fernando Ressurreição, as Resoluções 1657/2002 e 1812/2007 do Conselho Federal de Medicina determinam a eleição direta, mas essa foi a primeira vez que o pleito foi amplamente divulgado no Hospital Universitário para conclamar a participação de todos os médicos.

"As Comissões de Ética são vinculadas ao Conselho Regional de Medicina e devem manter a sua autonomia em relação às instituições onde atuam, não podendo ter qualquer vinculação ou subordinação à direção do estabelecimento", esclarece uma resolução. Por isso, é vetada a participação de médicos que ocupem funções de direção técnica, clínica e administrativa.

A resolução define ainda que a Comissão deve "supervisionar, orientar e fiscalizar, em sua área de atuação, o exercício da atividade médica, atentando para que as condições de trabalho do médico, bem como sua liberdade, iniciativa e qualidade do atendimento oferecido aos pacientes, respeitem os preceitos éticos e legais".

O presidente da Comissão Eleitoral ressaltou que a participação na eleição garantiu a representatividade da nova Comissão Ética. "Cumprimos o objetivo de garantir a democratização das decisões e de cumprir integralmente as resoluções do CFM. A Comissão de Ética será responsável pela intermediação entre o Hospital Universitário e o Conselho Regional de Medicina, nas ações educativas, fiscalizadoras e sindicantes referentes ao cumprimento do código de ética médica, no período de outubro de 2016 até abril de 2019", destacou o médico Fernando Ressurreição.

A Comissão de Ética é composta dos seguintes médicos:

Titulares: Francisco de Assis Costa, Juliana Brasil de Olivera,  Katianne Wanderley Rocha, Leila Maria Soares Tojal de Barros Lima,  Luciana Patricia T. Benevides de Oliveira e  Maria Raquel dos anjos R. Guimarães. Suplentes: Adriana Gazzaneo Gomes, Andrea Magalhaes Agra de Omena, Denise Camerino, Elisangela Cristina A. de Sousa, Fernando Tenófio Gameleira e Liseia Lamenha Apolinário Ferreira.