Expofísica 2016 atrai estudantes do ensino médio com o tema sobre esportes olímpicos

Programação do evento prossegue até sexta-feira (30)

28/09/2016 15h46 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Estudantes do ensino médio durante atividades da Expofísica.

Ascom Ufal

A Expofísica da Universidade Federal de Alagoas já é um evento consagrado e muito aguardado por professores e estudantes de todas as cidades alagoanas. Até a próxima sexta-feira (30), corredores e salas do Instituto de Física (IF) estarão repletos de jovens do ensino médio curiosos em desvendar o fascinante mundo da ciência que estuda o diversos aspectos da natureza.

Disciplina bastante temida pelos alunos, a Expofísica contribui para desfazer essa ideia ao apresentar assuntos da matéria de modo interessante, prático e atrativo. Na edição de 2016, o tema escolhido pela organização é A Física nos Esportes Olímpicos. “Movidos pela hospedagem das olimpíadas em nosso país, o estande com esse tema proporcionará um debate entre atletas, professores do curso de Educação Física e do Instituto de Física”, diz a coordenadora e idealizadora do evento, professora Tereza Araújo.

Promovido pelo IF, o evento envolve os três segmentos universitários da Ufal. A cada ano mais concorrido, registrou em 2015 a participação de cerca de 1,5 mil alunos das escolas de Alagoas acompanhados de seus respectivos professores da disciplina Física.

Tereza Araújo destaca que a programação deste ano é dotada de seis estandes com atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Ainda segundo a professora, três desses acompanham o evento nos últimos anos. “O da Física da Música, o mais procurado e descobridor de talentos; Atividades Práticas com Laser, que faz abordagem à óptica e à física moderna; e Mostra de Experimentos Didáticos, onde é mostrado desde a mecânica até o magnetismo com apresentação do Gerador de Van Der Graff”, frisa Tereza.

Além desses, os participantes também podem visitar os estandes Tecnologia e Inovação no IF-Ufal, com mostra de resultados observados nos laboratórios de pesquisa da unidade acadêmica; e a Física dos Calendários, que abordará conceitos de Astronomia.