Equipamentos Culturais da Ufal terão atividades na Primavera dos Museus

Programação será nos museus Théo Brandão e de História Natural, além da Pinacoteca

19/09/2016 11h48 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Arte de divulgação

Arte de divulgação

Jacqueline Batista - jornalista colaboradora e Antonio Oiticica – estudante de Jornalismo

Os Equipamentos Culturais da Universidade Federal de Alagoas participam da 10ª edição da Primavera dos Museus, que será realizada no dia 23 de setembro, a partir das 13h. O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) terá programação com uma mesa-redonda e apresentação de performance artística. O evento faz parte da agenda anual do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e acontece, simultaneamente, em museus de todo o país.

Com o tema Museus, memórias e economia da cultura, a mesa-redonda será composta por pesquisadores e profissionais de diferentes áreas. Os conferencistas do evento são a professora Cristina de Almeida Valença Cunha Barroso (do curso de Museologia, da Universidade Federal de Sergipe – UFS), o professor Moisés Oliveira (mestrando em Ciências Sociais/ Ufal), a professora Janaina Mello (do Departamento de História, da UFS), o secretário de cultura de Sergipe e especialista em Gestão Cultural, Irineu Silva Fontes e o professor Fernando Aguiar (do Departamento de História, da Faculdade Maurício de Nassau, em Sergipe). A performance artística terá a atuação da professora de Dança Ana Carla Moraes.

A Primavera de Museus sempre acontece no início da estação homônima, com a participação de museus brasileiros convidados pelo Ibram a desenvolver uma programação especial em torno do tema sugerido.

De acordo com o Ibram, o tema Museus, memórias e economia da cultura, escolhido para este ano, destaca o importante papel social desempenhado pelos museus na promoção de trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências, assim como sua contribuição para a dinamização da cadeia produtiva da cultura de modo sustentável.

A museóloga do MTB e organizadora do evento, Hildênia Oliveira, explica que para discutir o tema proposto pelo Ibram, a mesa-redonda reunirá profissionais da área de Antropologia, História, Comunicação, entre outras. “Eles versarão sobre a tríade ‘Museus, memórias e economia da cultura’, fazendo um contraponto de discussões sobre a memória alagoana, os museus e a economia da cultura, através de suas pesquisas”, explicou.

Pinacoteca também está na programação da Primavera dos Museus

A participação da Pinacoteca da Ufal será com uma programação no dia 24 de setembro (sábado) e conta com visitas guiadas, debate sobre o tema Memórias, museus e economia da cultura e apresentação musical com um artista local.

Os salões da Pinacoteca estarão abertos a partir das 10h, com visitação mediada no salão do acervo Prof. Aloysio Galvão. Às 15h começa o debate sobre o tema geral do evento, com participação do professor e sociólogo Elder Maia, pela ex-diretora da Pinacoteca, Geisa Brayner, e a artista e galerista Mária Amélia Vieira. No fim da tarde, às 17h, será o encerramento desta edição da Primavera dos Museus com show musical do artista Yo Soy Toño, novo nome da cena autoral da cidade de Maceió.

Museu de Hisória Natural terá exposição e oficinas

A programação do Museu de História Natural vai oferecer uma oficina com o tema Meu primeiro herbário, no dia 19 às 10h; e a oficina de Botânica, no dia 20, das 10h às 12h. Já no dia 21, às 10h haverá a mesa-redonda Flora alagoana: o que sabemos? Na atividade serão apresentados resultados de trabalhos e pesquisas em andamento sob a coordenação da professora Letícia Ribes.

Serviço

Evento: 10ª Primavera dos Museus

Locais:

-Pinacoteca da Ufal, no Espaço Cultural Professor Salomão de Barros Lima, na Praça Visconde de Sinimbu, 206, 1º piso, Centro. Dia 24 de setembro (sábado), das 10h às 18h

-Museu Théo Brandão, na Avenida da Paz – 1490. Dia 23, às 13h.

-Museu de História Natural, na Av. Amazonas , Prado, antiga Praça da Faculdade. Dias 19, 20 e 21, a partir das 10h.

Entrada gratuita