Divulgação do Caiite 2016 conta com parceria de estudantes da Ufal

Eles buscam conquistar experiência profissional em suas áreas de formação ao colaborar para a realização do Congresso

22/09/2016 08h00 - Atualizado em 21/09/2016 às 22h53
Membros da empresa júnior, Janaina Alves (de preto, ao centro), João Paulo e Carolina, que também se juntaram à equipe de comunicação

Thâmara Gonzaga - jornalista

O site e o perfil oficial do Caiite 2016 no Facebook já estão no ar. Nesses espaços, você pode conferir todas as informações do maior evento acadêmico de Alagoas: notícias, normas para submissão de trabalhos, além de propor atividades para a programação. E a novidade desta edição é que toda divulgação das ações que antecedem o Congresso está sendo feita por estudantes de Jornalismo e Relações Públicas (RRPP) do curso de Comunicação Social da Ufal.

A parceria de trabalho surgiu após uma reunião entre a equipe executiva do evento e um grupo de alunos da Universidade. Na ocasião, os próprios estudantes demonstraram o interesse em colaborar para realização do congresso e, em contrapartida, conquistar experiência profissional em suas áreas de formação.

O estudante do 5º período de Relações Públicas, Ayrton Hiago, conta que essa será a sua primeira atuação profissional. “Ainda não estagiei e ter a possibilidade de trabalhar com pessoas da área, com a realização de tarefas muito ligadas à profissão e acompanhar a dinâmica de um grande evento serão experiências bastante enriquecedoras”, diz ele ao destacar também a liberdade para dar sugestões e o trabalho em equipe. “Não há limitação como ocorre em alguns locais”, comenta. Ayrton fica no núcleo de arte gráfica, auxilia nas redes sociais a ainda participa dos conceitos da produção de conteúdo.

Fabiana Soares também é do curso de RRPP e vai atuar na área de fotografia e nas mídias sociais. Ela fala do desafio que é participar de um evento como o Caiite, registrando os grandes momentos e respondendo dúvidas das pessoas nas ‘redes’. “Procuro sempre me informar, leio com atenção para passar uma informação segura, com mais confiança, para aqueles que nos procuram”. Fabiana conta que já é estagiária em um sindicato, mas destaca que as tarefas proporcionadas pelo congresso são bem diferentes. “Aqui é um trabalho integrado, com horário certo para fazer as publicações. Há um planejamento e um acompanhamento profissional. Estou com uma expectativa muito boa”, conta entusiasmada.

À frente da coordenação dessa equipe de estudantes motivados, está a relações públicas da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Ufal, Janaina Alves. Entre as tarefas a serem realizadas pelos futuros profissionais, Janaina enumera que serão diversas, a exemplo de divulgação, gerenciamento das redes, criação de artes, entrevistas, reportagens, fechamento de parcerias e acompanhamento da programação. “São poucos os espaços de atuação para os estudantes de RRPP, principalmente, e a Universidade, ao ofertar o conhecimento teórico aliado à prática, acompanhado por profissionais, oportuniza uma formação mais completa”, destaca.

A relações públicas ressalta que toda essa experiência profissional adquirida ao longo do evento será reconhecida por meio de certificação. “Diante da falta de recurso para remunerá-los, registramos um projeto na Pró-reitoria de Extensão que dará direito a eles de receber uma documentação comprobatória do trabalho que fizeram, com especificação de carga horária”, acrescenta. Além de Janaina, os estudantes serão acompanhados por profissionais da área de programação visual e jornalismo.

Parceria com empresa júnior

Alguns dos estudantes que colaboram nas atividades de divulgação do Caiite fazem parte da empresa júnior IMG Relações Públicas do curso de Comunicação Social (Cos) da Universidade.

Iniciada em fevereiro de 2016, o trabalho no Congresso será a primeira experiência externa da companhia que já realizou algumas atividades no Cos. “Estamos com uma expectativa muito boa. Participar de um evento de grande porte agregará valor à empresa. Vamos trabalhar para alcançar as metas estabelecidas”, afirmou o diretor-presidente da IMG Relações Públicas, Gleydson Monteiro.

Segundo Gleydson, atualmente, a empresa júnior conta com seis integrantes e tem a professora Sandra Nunes como responsável pelas orientações. Ele explica que a IMG surgiu para atender a uma demanda de formação profissional na área. “Vimos um leque de oportunidades para atuação dos estudantes de RP. A empresa surgiu para nos proporcionar uma vivência de mercado e colocar em prática o que aprendemos em sala de aula”, conta.

Entre os serviços prestados pela IMG, estão cerimoniais de eventos, assessoria de comunicação, produção e monitoramento de mídias digitais. “Fizemos uma pesquisa entre os integrantes e identificamos as habilidades e experiências de cada um para fazer a oferta’, acrescenta o diretor-presidente.

Para saber mais sobre a IMG Relações Públicas, acesse a página da empresa.