Dia da árvore é comemorado na Ufal com plantio de mudas

Foram plantadas oito mudas de Ipês para repor árvores antigas

21/09/2016 17h19 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Reitora e diretora do ICBS fizeram o plantio simbólico da muda de Ipê

Lenilda Luna - jornalista

Em comemoração ao dia da árvore, 21 de setembro, a reitora Valéria Correia participou do plantio de oito mudas de ipês, na reitoria, que foram doados pela diretora do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Iracilda Lima.

Segundo Iracilda, será necessária uma renovação da arborização do campus A. C Simões. "Temos várias árvores antigas. Algumas já morreram naturalmente e outras estão comprometidas. Uma árvore da espécie Pachira aquática tombou na reitoria porque estava contaminada por larvas, conhecidas como broca-dos-troncos, do besouro Euchroma gigantea", explicou a professora.

A larva fragiliza o tronco, diminui o volume das folhas e aumenta o risco de tombamento. "Queremos evitar acidentes, com árvores ou galhos que podem cair sobre os carros que ficam no estacionamento da reitoria ou sobre pessoas que passam diariamente por essa área. Por isso será feito um laudo para orientar essa substituição", ressaltou Iracilda,

Para a reitora, essa é uma forma de celebrar também o início da primavera. "Os Ipês são árvores encantadoras porque florescem. Também queremos comemorar os florescimento de vários projetos que nesses oito meses estão sendo implantados na nossa Universidade", destacou Valéria Correia.