Aulão do Pré-Enem Comunitário lota o auditório da reitoria

Estudantes tiveram aulas de três disciplinas e orientações psicológicas

13/09/2016 11h48 - Atualizado em 14/09/2016 às 11h33
Waleska vem de Anadia para as aulas e quer passar em Enfermagem

Lenilda Luna - jornalista

Durante toda a manhã desta terça-feira (13), o auditório da Reitoria esteve lotado de estudantes concentrados em um projeto: conseguir boas notas no Enem 2016 para conquistar uma vaga na Universidade. Cerca de 300 estudantes, oriundos de escolas públicas, vieram de todo o estado para acompanhar as aulas, que hoje foram de História, Filosofia, Biologia, além de orientações psicológicas para manter a tranquilidade durante a maratona de provas.

Waneska Messias é uma das candidatas. Ela quer cursar Enfermagem na Ufal e vem todos os dias de Anadia para participar das aulas, jornadas e outras atividades. O Programa Conexões de Saberes oferece aos estudantes de baixa renda atividades para contribuir com o acesso deles ao Ensino Superior. "Na minha cidade não tem cursinho. Por isso fiquei muito feliz quando passei na seleção do Pré-enem comunitário. É um esforço fazer todos os dias o percusso de ida e volta para Anadia no ônibus da Prefeitura, mas vale a pena", garante a estudante.

O aulão desta terça-feira fez parte da 1ª Jornada Solidária Pré-ENEM, que reuniu cerca de mil estudantes, em 4 auditórios, simultaneamente, no período de 8h às 18 h. Para realizar o evento, um grupo de professores voluntários se dispuseram a contribuir na formação e estudantes universitários guiaram os participantes para os locais. A atividade contou com o apoio do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA) e a parceria de escolas públicas de Anadia, Joaquim Gomes, Messias, Satuba, Rio Largo e de Maceió, que trouxeram as caravanas de alunos.

O Programa Conexões de Saberes foi criado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD, do MEC, em 2006, "com a finalidade de responder, de modo criativo e inovador, ao desafio de construir espaços comuns de trocas de saberes e fazeres entre a Universidade e a Sociedade, com a valorização das expectativas e experiências dos jovens de origem popular e, sobretudo, na construção do conhecimento acadêmico capaz de contribuir com as demandas fundamentais de cidadãos e cidadãs, profundamente marcados pela desigualdade social," segundo informa o edital da Pró-reitoria de Extensão da Ufal.

As provas do Enem 2016 estão marcadas para os dias 5 e 6 de novembro. O programa da Ufal planeja aulões para revisar os conteúdos que podem ser abordados no exame. Os monitores são estudantes da Ufal, também oriundos de escolas públicas, cursando a partir do 3º período, preferencialmente em cursos de licenciatura. Eles ministram aulas de Física, Geografia, História, Letras (Língua Inglesa e Português), Matemática, Biologia e Sociologia. As aulas começaram em abril e prosseguem até próximo ao Enem.