Saiba quais são os cursos de mestrado e doutorado com vagas abertas neste segundo semestre

Vários programas nas áreas de tecnologia, ciências humanas e da saúde estão com vagas abertas

10/08/2016 08h00 - Atualizado em 12/08/2016 às 11h59
Estão abertas cerca de 200 vagas para mestrado e doutorado na Ufal

Janaina Alves – relações públicas

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), por meio da coordenação de pós-graduação, lança editais com diversas vagas para mestrados nas áreas de Enfermagem e de Ciências Farmacêuticas, ambos ligados à Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar); Modelagem Computacional, do Instituto de Computação (IC); mestrado em Psicologia, ligado ao Instituto de Psicologia (IP); História, pelo Instituto de Ciências Humanas, e Artes (Ichca); Antropologia, do Instituto de Ciências Sociais (ICS); e Letras e Linguística, da Faculdade de Letras (Fale), este último também oferta vagas para doutorado.

Os candidatos devem realizar as inscrições nos períodos determinados pelos editais específicos de cada programa. Os processos seletivos visam preencher aproximadamente 200 vagas nas áreas citadas, já no próximo semestre de 2017.1

Cada unidade acadêmica, junto com sua respectiva coordenação de pós-graduação, determina qual o trâmite e quais os critérios para o julgamento e escolha dos candidatos. A maioria, porém, é composta de etapas classificatórias e eliminatórias, como análise de currículo na plataforma lattes, análise de anteprojeto de pesquisa, exame de proficiência em língua estrangeira e prova de conhecimentos específicos.

Vale reforçar que todos os processos seletivos são divulgados primeiramente na aba Concursos e Editais, no site da Ufal. Para saber mais, confira os editais que seguem abaixo.