Representantes da Organização Pan-americana de Saúde participam de reunião na Ufal

Objetivo é firmar um acordo de cooperação técnica em pesquisas voltadas para a Saúde Pública

03/08/2016 14h04 - Atualizado em 04/08/2016 às 10h33
Reunião realizada na Sala dos Conselhos Superiores (Fotos: Lenilda Luna)

Lenilda Luna - jornalista

Luís Felipe Codina, representante adjunto da Opas/OMS no Brasil, e Maria Angélica Gomes, assessora de Sistemas de Saúde e Políticas de Recursos Humanos, participaram de uma reunião, nesta terça-feira (2), na Sala dos Conselhos Superiores, com a reitora Valéria Correia, o vice-reitor José Vieira e integrantes da gestão da Ufal, entre eles: a superintendente do Hospital Universitário, Maria de Fátima Siliansky, e o diretor da Faculdade de Medicina, Francisco José Passos.

O objetivo das discussões é viabilizar um acordo de cooperação técnica entre a Organização Pan-americana de Saúde e a Universidade Federal de Alagoas, visando fomentar a  pesquisa acadêmica em linhas de pesquisa que tenham impacto direto com a melhoria dos serviços públicos de saúde para a população, de acordo com a missão internacional dessa organização que é ligada à ONU.

As conversas para firmar o acordo foram iniciadas em visita realizada pela reitora Valéria Correia à sede da organização em Brasília, em maio deste ano. As prioridades para o acordo de cooperação definidas pela gestão da Ufal são: parceria com o Centro Latino-Americano de Perinatologia (CLAP) visando a redução da mortalidade materno-infantil;  cooperação para a promoção da saúde nos territórios indígenas de Alagoas e o apoio para ações de Desenvolvimento Sustentável e Saúde.

Ainda no final da manhã, após a reunião na Ufal, a equipe da gestão e os representantes da Opas participaram de mais uma discussão na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para incluir o estado na proposta de cooperação.

Leia sobre a reunião de maio.

Leia sobre a reunião com a Secretaria de Saúde.