Representações estudantis participaram de reunião sobre o Caiite 2016

Vice-reitor pediu a colaboração de todos na construção do evento

19/08/2016 12h23 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Reunião com estudantes foi na manhã desta sexta-feira (19)

Lenilda Luna - jornalista

Representantes de centros acadêmicos, diretórios acadêmicos, empresas juniores e outras entidades estudantis participaram, na manhã desta sexta-feira (19), de uma reunião no gabinete do vice-reitor da Ufal, José Vieira, com as presenças da Pró-reitora Estudantil, Analice Dantas, e da coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Eliana Almeida, além de outros integrantes da gestão da Ufal.

A proposta da reunião foi convocar os estudantes para a construção do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite2016), que será realizado no Campus A.C. Simões, em Maceió, e nas unidades da Ufal no interior, entre os dias 7 e 15 de dezembro. "É um desafio que abraçamos nesta gestão, manter o congresso com qualidade de conteúdo, apesar da complicada situação financeira das universidades públicas federais", ressaltou o vice-reitor.

Vieira expôs para os estudantes a condição orçamentária para a realização do Congresso e os patrocínios e parcerias que foram garantidos até agora. "Precisamos construir o Caiite coletivamente e vamos precisar das boas ideias de todos vocês, estudantes, na construção desse evento, que será uma grande experiência formativa. Estamos abertos às críticas e demandas, mas também queremos que vocês sejam parte desta organização", disse José Vieira aos estudantes.

Depois da exposição inicial, os alunos colocaram suas ponderações e sugestões. Leonardo Lyra, estudante de Engenharia Química e integrante da Empresa Jr. ressaltou a importância da reunião. "Precisamos saber o que está acontecendo e quais as condições de promoção desse congresso para poder interagir", destacou. Gabriel Andrade, que é presidente da Federação das Empresas Juniores, concordou com o colega. "Essa transparência ao convocar as entidades para participar é fundamental para que possamos colaborar e fortalecer o Caiite", ressltou o estudante.

Na reunião também estavam representados os discentes dos campi Arapiraca e do Sertão. Cientes das dificuldades financeiras para a realização do evento este ano, os estudantes questionaram sobre a realização do evento no interior. "Precisamos saber como está o orçamento para garantir a realização do Caiite no Sertão", questionou a aluna Beatriz Soares, da unidade de Santana do Ipanema. O vice-reitor garantiu que parte do orçamento será destinado aos campi do interior.

Os estudantes parabenizaram os representantes da gestão pela manutenção do Caiite, apesar do contingenciamento de verbas e pela iniciativa de convocar os discentes. "O Caiite é um momento importante não só para nossa formação acadêmica, mas também como uma prestação de contas à sociedade de todo o conhecimento que é produzido pela Universidade. Consideramos fundamental essa construção coletiva e vamos estimular todos a colaborar", declarou Carlos André, do Enactus-Ufal.