Reitora recebe a visita do deputado federal Ronaldo Lessa

Reunião serviu para tratar de assuntos políticos de interesse da Ufal

22/08/2016 09h45 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
A reitora Valéria Correia com o deputado federal Ronaldo Lessa

Janaina Alves – relações públicas

O líder da bancada federal de Alagoas em Brasília, o deputado Ronaldo Lessa, esteve na Ufal para uma visita a reitora Valéria Correia na tarde da última quinta-feira (18). Na ocasião, o parlamentar e a gestora da Ufal, junto com uma comissão de gestores, apresentaram alguns projetos da Universidade que poderiam ser implementados com o apoio dos deputados federais alagoanos.

Estiveram presentes o vice-reitor, José Vieira, o coordenador de pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), André Lage, o pró-reitor de Gestão Institucional, Flávio Domingos, o coordenador da Educação a Distância, Gustavo Madeiro, o gerente de obras, Dilson Batista, o diretor da unidade de Penedo, Alexandre Ricardo, o professor do Instituto de Computação (IC), Leonardo Viana e a gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário (HU), Katharina Moura.

Os projetos apresentados são nas áreas de infraestrutura de obras e equipamentos e visam atender não só à comunidade acadêmica, como também à comunidade do entorno e a população do interior, onde a Ufal tem unidades. Essa articulação com o político faz parte da estratégia da gestão para tentar driblar os constantes cortes no orçamento destinado à educação pública.

Como resultado, Lessa ficou de levar para a bancada e, junto com os outros parlamentares, encontrar uma forma de atendê-los por meio de emendas. Mas deixou algumas sugestões para viabilizar os planos, entre as quais estão a articulação com outros possíveis financiadores, como por exemplo, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nos casos de restauro de edificações históricas; além de articulações paralelas com outros ministérios, como o Ministério da Educação (MEC).

Convite em defesa da universidade pública

Aproveitando a visita, a reitora fez um convite para Ronaldo Lessa fazer parte da frente parlamentar em defesa da universidade pública, coordenada pela deputada Margarida Salomão, de Minas Gerais e que conta com a adesão dos gestores das 63 universidades federais que compõem a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

O movimento tem por objetivo, dentre outras coisas, defender o princípio da gratuidade do ensino superior público no Brasil, questionado recentemente por alguns veículos de comunicação. “Nós somos contra [a cobrança de mensalidade] e, ao contrário do que querem nos fazer acreditar, a realidade mostra que não são só os filhos de ricos que estão nas universidades federais, os dados comprovam”, finalizou Valéria Correia.