Reitora discute prioridades com servidores da Superintendência de Infraestrutura

Processo para transformar o setor em Pró-reitoria já foi aprovado pelo Conselho Universitário

15/08/2016 13h58 - Atualizado em 16/08/2016 às 08h25
Reunião com servidores da Sinfra

Diana Monteiro - jornalista

Acompanhada do vice-reitor José Vieira e do superintendente Márcio Barbosa a reitora Valéria Correia anunciou, em reunião na última sexta-feira (12), que a Sinfra vai passar a ser Pró-reitoria, cujo processo institucional já foi aprovado no Conselho Universitário (Consuni). “Vocês são muito importantes na nossa gestão pelas demandas que aqui chegam e pelo trabalho desenvolvido e reconhecemos o esforço e o empenho da equipe para que haja a construção coletiva das ações institucionais e administrativas na Universidade Federal de Alagoas”, destacou a reitora.

Valéria citou os inúmeros desafios existentes para a condução da Ufal e reforçou que a prioridade de sua gestão é a manutenção da Universidade aliada à consolidação da expansão com a conclusão das obras em andamento. Disse também aos servidores que a fiscalização de contratos e de obras são de extrema importância, ao contextualizar o papel estratégico da Sinfra diante da acirrada crise financeira agravada pelo corte de recursos.

Ela aproveitou para citar algumas ações já realizadas e em andamento, como definição de política para as áreas de transporte e segurança; articulação com parlamentares da bancada federal alagoana para que emendas contemplem os projetos elaborados pela Divisão de Projetos e Arquitetura da Sinfra; e regulamentação da gestão do patrimônio da Instituição. A reitora complementou dizendo que a realização da primeira audiência pública, assim como a publicação trimestral de um Boletim no Portal sobre o andamento da instituição, vem reforçar a transparência de sua gestão.

A defesa da universidade pública e dos direitos sociais foi colocada por Valéria Correia como uma luta de todos para a continuidade da inclusão social, principalmente no Estado de Alagoas. “Nas 63 universidades públicas do país, 66% dos alunos pertencem a famílias com renda de até um salário mínimo e meio. No Nordeste o percentual de alunos que estão em vulnerabilidade social, chega a 76%. A Ufal tem que continuar como patrimônio da sociedade alagoana e nessa luta contamos com vocês”, afirmou dirigindo-se aos presentes.

Ao reforçar o engajamento de todos para o dinamismo das ações, o vice-reitor José Vieira acrescentou que o olhar e o trabalho dos servidores da Sinfra são essenciais em todo o processo de planejamento visando a concretização das atividades que garantam o papel desempenhado pela Ufal junto à sociedade alagoana. “A Instituição foi criada com muita luta e as ações de vocês vão além da sala de trabalho, pois o alcance é muito maior pelo serviço que a Ufal presta aos alagoanos. Mesmo com situação preocupante, onde é fundamental a atenção a prazos e aos recursos recebidos, zelando-se por cada centavo, a Universidade é maior que a crise e temos que atravessá-la com muita luta”, destacou.

Os servidores da Sinfra enalteceram a visita da reitora e do vice-reitor pela oportunidade criada para a discussão de demandas e esclarecimentos sobre o trabalho em andamento nesses seis meses de gestão. A reunião integra o programa Reitoria nas Unidades iniciado no primeiro semestre letivo de 2016 para contemplar unidades acadêmicas e setores administrativos. Valéria Correia e José Vieira conduzidos pelo superintendente Márcio Barbosa, assessores e gerentes setoriais, visitaram diversos espaços de trabalho da Superintendência. Em consonância com a plataforma de ações o setor vem fazendo reestruturação do organograma para fortalecer a maior prioridade da atual gestão: manutenção da Ufal.