Professor da França vai realizar conferências na área de Direito Internacional

Norbert Rouland participa de eventos na Ufal e Aliança Francesa com apoio da FDA

11/08/2016 08h00 - Atualizado em 10/08/2016 às 13h27
Norbert Rouland, da Université Paul Cézanne Aix-en-Provence

Manuella Soares - jornalista

O Programa de Pós-graduação da Faculdade de Direito (PPGD) promove, em parceria com a Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI), o 1º Seminário Internacional do mestrado em Direito da Ufal. O evento será realizado no dia 22 de agosto, às 9h, no auditório da Reitoria.

O conferencista convidado é Norbert Rouland, professor de História do Direito e Antropologia Jurídica da Université Paul Cézanne Aix-en-Provence, na França. A abertura do evento conta com a participação dos professores Marcos Ehrhardt, coordenador do PPGD e Aruã Lima, assessor de Intercâmbio Internacional.

Rouland está responsável pela conferência intitulada Universalismo e direitos fundamentais das mulheres: uma abordagem antropológica, em seguida haverá debate com os professores da FDA Elaine Pimentel, Maria da Graça Gurgel e George Sarmento, este último também vai fazer a tradução consecutiva da conferência, que é aberta aos interessados.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. Haverá emissão de certificado para os participantes.

No dia 29 o professor Norbert Rouland fará uma conferência intitulada Caminhos da Antropologia Jurídica: diálogos Brasil-França, na Aliança Francesa, às 18h30, também promovida pela Faculdade de Direito com apoio da Assessoria de Intercâmbio Internacional. Os debatedores serão os professores Gustavo Madeiro (Feac), Maria da Graça Gurgel (FDA) e Alessandra Marchioni (FDA).

As inscrições para este evento podem ser feitas aqui.

O Laboratório de Direitos Humanos da Ufal e o Núcleo de Estudos de Direito Internacional e Meio Ambiente também estão apoiando a realização das duas conferências.

Sobre o convidado

Norbert Rouland é doutor em Direito, em Ciência Política e em Antropologia jurídica. Professor concursado no Institut Universitaire de France, onde fundou a cátedra de antropologia jurídica. Ele fundou e ainda dirige o Master 2 de Direito das Atividades Artísticas (Droit des activités artistiques).

Entre as suas principais obras estão: Antropologia Jurídica (Anthropologie juridique); Aos confins do Direito. Antropologia jurídica e a modernidade (Aux confins du droit-Anthropologie juridique de la modernité); Direito das minorias e dos povos autóctones (Droit des minorités et des peuples autochtones); Introdução histórica do direito (Introduction historique au droit); e Do direito às paixões (Du droit aux passions).

Recentemente Norbert Rouland publicou A descoberta das mulheres artistas. Uma história de gênero (A la découverte des femmes artistes. Une histoire de genre). Nessa obra o professor realizou um levantamento de todas as mulheres que se evidenciaram na carreira artística, antes, domínio reservado aos homens, sugerindo por um reconhecimento dos dois gêneros.