Percussinista da Ufal será único brasileiro em festival no México

Augusto Moralez estará entre músicos da Colômbia, Portugal e Estados Unidos

23/08/2016 23h06 - Atualizado em 25/08/2016 às 11h10
Moralez apresentará obras inéditas (Foto: Kauz Watanabe/Conservatório de Tatuí)

Simoneide Araujo – jornalista colaboradora

A promoção do intercâmbio de experiências artísticas e acadêmicas entre várias nações da América, Ásia, África e Europa, além de reunir todas as correntes marimbísticas do mundo. Essa é a intenção do 10º Festival Internacional de Marimbas e Percussão [10º Festival Internacional de Marimbistas y Percusiones] que acontece na cidade de Villahermosa, em Tabasco, no México, de 7 a 10 de setembro, e contará com a participação de Augusto Moralez, professor da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas. Ele será o único brasileiro convidado a participar desse evento.

O instrumento tocado por Moralez é o vibrafone e seu concerto terá obras inéditas de compositores do Brasil, da Colômbia, da Argentina e do México. Ele se especializou nesse teclado de percussão e tem trabalhado com compositores da América Latina. Ao longo de oito anos, já estreou 30 obras novas. “O instrumento que toco, o vibrafone, surgiu do desenvolvimento de outro instrumento, a marimba, que surgiu na região onde acontecerá o festival, em setembro. portanto será uma grande honra tocar no local de nascimento do instrumento que escolhi como paixão”, disse o professor e percussionista.

No concerto de Moralez haverá a participação especial do Grupo Tamborimba, da Colômbia, e de Javier Nandayapa, do México, amigo pessoal do percussionista brasileiro. Mas o festival contará com músicos de outros países como Colômbia, Portugal e os Estados Unidos, além de diversos grupos de marimba tradicional.

De acordo com Augusto Moralez, o Tamborimba é formado por professores da Universidade de Cali, na Colômbia, e é o mais significativo e tradicional grupo de percussão daquele país. Já Javier Nandayapa faz parte da mais importante e tradicional família de marimbistas do México. “O grupo da família Nandayapa existe há cinco gerações de marimbistas. Javier é um grande solista internacional e eu já tive a honra de tocar com ele em diversas oportunidades, em quatro países distintos. Javier também esteve em Maceió, em 2015, realizando concertos e master classes na Ufal”, lembrou.

O pai de Javier, seu Zeferino Nandayapa, é considerado um dos mais importantes músicos do México. “Ele e seu irmão fundaram, nos anos 1950, o grupo Marimbas Nandayapa, do qual seus filhos e netos também fizeram parte, inclusive Javier. Esse grupo já realizou diversas turnês internacionais e gravou mais de 70 discos”, destacou Moralez.