Oficina de Gastronomia Funcional reforça benefícios das leguminosas para a saúde

Atividade integra disciplina Técnica Dietética ministrada no curso de Nutrição

26/08/2016 09h58 - Atualizado em 29/08/2016 às 10h42
Equipe demonstra brigadeiro com grão-de-bico

Diana Monteiro - jornalista

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2016 como o Ano Internacional das leguminosas com o objetivo de intensificar a conscientização da população acerca dos seus benefícios nutricionais como parte de um sistema de produção sustentável visando a segurança alimentar e nutricional. Para facilitar a implementação do Ano em parceria com governos e várias outras entidades, foi designada a Organização das Nações para Alimentação e Agricultura (FAO). Uma das finalidades da iniciativa é criar uma oportunidade para encorajar conexões por meio da cadeia alimentar para utilizar as leguminosas como fonte proteica.

Na Universidade Federal de Alagoas, foi realizada a 1ª Oficina Gastronômica com foco na inserção de leguminosas na alimentação tendo como base feijão, soja, grão-de-bico e alfarroba, utilizadas no preparo de pratos doces e salgados. O evento teve o objetivo de complementar o ensino teórico da disciplina Técnica Dietética e foi realizado no Laboratório de Técnica Dietética da Faculdade de Nutrição (Fanut). A oficina contou com a participação de seis equipes de alunos do 4º período do curso, sob a coordenação da professora Cinthia Karla Rodrigues do Monte Guedes e suporte da técnica em nutrição e dietética Edneide Pereira.

São exemplos de leguminosas os grãos produzidos em vagens como: variados tipos de feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha, soja, fava e amendoim e a recomendação nutricional é que haja o consumo como parte de uma alimentação para enfrentar a obesidade, e também na prevenção e no controle de doenças crônicas como diabetes, problemas coronários e cânceres. As leguminosas são importantes também como fonte de proteínas vegetais para os animais. Outro benefício é para o meio ambiente, por funcionarem como fixadoras de nitrogênio nos solos contribuindo significativamente para a fertilidade dos mesmos.

Ao reforçar que as leguminosas promovem o bom crescimento e desenvolvimento, favorecendo a manutenção da saúde e do metabolismo, a professora destacou: “A atividade como parte prática da disciplina visou ilustrar para os alunos os objetivos da Dietética, como a manutenção do valor nutricional das preparações por meio de técnicas adequadas de manuseio dos alimentos e de que forma pode-se inserir na alimentação as leguminosas, ricas em proteínas de excelente valor biológico”, frisou. E complementou: “As leguminosas não têm a carga do consumo animal nem para o organismo nem para o meio ambiente sendo seus maiores substitutos”, disse Cinthia.

Para o preparo dos alimentos da oficina a professora informou que foram utilizadas técnicas para a mistura de ingredientes, combinações nutritivas, escolha de método de preparo e complementação de aminoácidos por meio de combinações de alimentos de diferentes origens, como cereais e leguminosas. “A atividade tem a finalidade de aplicar conceitos aprendidos na disciplina para promover práticas saudáveis de alimentação e nutrição e foi estimulada também por ser 2016 o Ano Internacional das leguminosas estabelecido pela ONU”, disse Cinthia Rodrigues que é mestre em Bioquímica e Fisiologia e doutora em Nutrição.

Equipes

A 1ª Oficina de Gastronomia Funcional como parte complementar da disciplina Dietética resultou em preparações bastante apreciadas, movimentando e empolgando as equipes em torno de um objetivo: aliar aceitabilidade, sabor e gosto à preservação dos aspectos nutricionais das leguminosas utilizadas nas diferentes receitas.

O croquete feito com massa de grão- de-bico recheado com soja ao molho de iogurte com ervas foi preparado pelos alunos Rodrigo Alves, Carla Lyra, Andressa Gimenez, Fernanda Lins, Evelly Duarte, Thayanne Mirella da Silva.  O grão-de-bico também foi utilizado no preparo de brigadeiro desenvolvido por Dafiny Rodrigues, Mateus Macena, Any Karyne Pedrosa, Laís Vasconcelos, Nykholle Almeida e André Eduardo.  As alunas Marina Demas, Carla Lima, Sofia Lippo, Samara Lucena e Catarina Mendonça fizeram o preparo de brownie utilizando como leguminosa o feijão preto.

A receita com a leguminosa alfarroba, substituta do cacau, foi um brigadeiro preparado pelas alunas Érica Laís Nascimento, Fabyana Lelis, Sarah Nascimento e Sarah Ferreira.  A soja foi utilizada para o preparo de almôndega que resultou no prato soja ao molho de tomate com macarrão de abobrinha e escondidinho de soja. O preparo da primeira receita foi feito pelos alunos João Vitor, Cíntia Alves, Kariny Sobral, Jean Gouveia e Lauricy Flôres e a segunda, pela equipe Marília Lima, Girlliany Alves, Fernanda Amorim, Raquel Araújo, Luana Almeida, Thayse Cavalcante e Isabelle Santos.

Além da preparação dos alimentos, apresentação e discussão dos procedimentos quanto aos aspectos nutricionais e sensoriais (aceitabilidade e sabor), a degustação dos alimentos marcou o encerramento da oficina. A professora Cinthia Rodrigues adiantou que a cada semestre será realizada a Oficina de Gastronomia Funcional como complementação ao aprendizado dos futuros profissionais da tão importante área para a saúde humana, que é a Nutrição.

Espaço de Aprendizado

O Laboratório de Técnica Dietética da Fanut consiste num espaço de atividades práticas relacionadas à alimentação disponível para outras unidades e órgãos que desenvolvam projetos ou sejam dotados de estágios nessa área e está aberto a parcerias. “A atividade prática é indispensável para o dinamismo, complementação e para a formação em Nutrição”, enfatiza a responsável pelo laboratório Edneide Pereira ao falar sobre o sucesso da 1ª Oficina de Gastronomia Funcional realizada na segunda-feira (22).  O telefone de contato do laboratório é o 3214 -1213.