Museu de História Natural recebe alunos da Ufal de Penedo

Estudantes visitaram exposições e laboratórios e tiveram programação especial

22/08/2016 10h11 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Alunos de Penedo visitam MHN

Graziela França- estudante de Jornalismo

O Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebeu, na última quinta-feira (18), 30 alunos do curso de Ciência Biológicas da unidade de Penedo. Os professores Cláudio Sampaio e Milena Dutra levaram os estudantes por ser uma oportunidade de colocar em prática temáticas estudadas em sala, além de conhecer a biodiversidade alagoana.

Para receber os alunos, uma programação especial foi desenvolvida pela professora Letícia Ribes e todo o setor de Botânica do MHN. Palestras sobre o trabalho de campo na área e a diversidade da flora alagoana foram ministradas pelo biólogo Wictor Thômas e pelo estudante de biologia Renato Alexandre. Entre as atividades estava a oficina de confecção de exsicatas, oferecida pelo biólogo Carlos Correia.

O professor de Zoologia de vertebrados, Cláudio Sampaio disse que enxergou no museu uma oportunidade de apresentar espécies que existem em Alagoas, de conhecer o acervo do Estado, assim como aproveitar o espaço de exposições e laboratórios.

Já a professora Milena Dutra, da disciplina de Botânica Sistemática, falou da importância das atividades desenvolvidas. “É necessário para que eles conheçam que na própria Instituição existe esse museu, esse acervo. E como complementação do que eles veem em sala, para não ficar só na parte teórica. Essa prática leva a ampliar o conhecimento e visualizar a partir da coleção do Herbário, além da confecção de exsicatas”, enfatizou.

Daysereis da Conceição, estudante do 4º período, conta que não sabia que Alagoas tinha um acervo tão rico e diverso. Segundo ela, o acervo de paleontologia foi o que mais a encantou. “Não deixa a desejar em nada aos grandes museus Brasil a fora”, destacou.

Para agendar visitas de instituições ao MHN basta enviar um e-mail para visitamhnufal@gmail.com, com as informações sobre quantidade de pessoas, faixa etária, dia e horário desejados.