Inscrições abertas para Exame Nacional de Acesso ao Profmat

Exame serve como processo seletivo para cursar disciplinas do Mestrado Profissional em Matemática

08/08/2016 08h00 - Atualizado em 05/08/2016 às 09h29
Prova do mestrado profissional será realizada no dia 22 de outubro

Redação Ascom

Interessados em participar do Mestrado Profissional em Matemática da Universidade Federal de Alagoas devem ficar atentos. Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Acesso. A prova serve como processo seletivo, com o intuito de verificar o domínio matemático necessário para cursar as disciplinas do mestrado. São 30 questões de múltipla escolha, que devem avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos dos candidatos.

Para se inscrever no exame, é preciso acessar o site oficial do Profmat, até às 17h do dia 12 de setembro de 2016 e realizar o cadastro. No ato da inscrição, além de informar os dados pessoais de identificação e de contato, a formação acadêmica (graduação) e os dados de atuação profissional (docência), o candidato deve selecionar a instituição associada ao Profmat onde pretende fazer o exame e cursar o mestrado, que deve ser, necessariamente, a mesma instituição.

Podem se inscrever somente portadores de diploma de curso superior devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação ou estudantes de curso superior cujo diploma venha a ser emitido, no máximo, até a data de início das matrículas.

O valor da taxa de inscrição é R$ 73 reais. A partir do dia 26 de setembro até 10 de outubro, o candidato deverá imprimir o protocolo de inscrição na página, utilizando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha de acesso individual. A prova será realizada no dia 22 de outubro, no turno da tarde. O resultado preliminar será divulgado no dia 8 de novembro e o definitivo até o dia 16 do mesmo mês.

As matrículas acontecerão em duas fases, uma em janeiro e outra em fevereiro. O Profmat em Maceió, promovido pela Ufal, oferta 30 vagas, com aulas no Instituto de Matemática (IM), às quintas-feiras, sextas e sábados.

O exame será coordenado pela comissão acadêmica nacional e executado pela coordenação de cada instituição associada. As instituições de ensino superior da rede nacional do Profmat são responsáveis por atividades desde a organização do exame até as regras e procedimentos para o posterior ingresso do candidato naquela instituição. O coordenador responsável pelo Profmat na Ufal é o professor Gregório Manoel da Silva Neto.

Profmat

O curso do Mestrado Profissional em Matemática é semipresencial e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), realizado pela associação de diversas instituições de ensino superior do país, por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O objetivo é qualificar professores do ensino básico.

Para mais informações, acesse o site do programa, a Secretaria de Educação a Distância do Instituto de Matemática, pelo 3214-1404, ou ainda o coordenador por meio do endereço eletrônico gregorio@im.ufal.br ou gregoriosilvaneto@gmail.com .

Confira o edital em anexo.