Futuras parcerias entre Ufal e Secretaria de Educação de Arapiraca foram debatidas

Ideia é realizar projetos para formação continuada dos professores

19/08/2016 13h29 - Atualizado em 22/08/2016 às 10h58
O vice-reitor da Ufal participou de reunião na Secretaria de Educação de Arapiraca.jpg

Manuella Soares- jornalista

O vice-reitor José Vieira Cruz participou de uma reunião na Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca (SEE), na última quarta-feira (17), para falar sobre as possibilidades de convênio entre a Ufal e a prefeitura com o objetivo de qualificar os professores da rede municipal de ensino.

De acordo com a secretária Maria Gorete Queiroz, a ideia é que entre 2016 e 2017 possam ser qualificados 60 docentes em nível de mestrado e dez em nível de doutorado. A pró-reitora de Extensão da Ufal, Joelma Albuquerque, foi convidada para participar da reunião devido ao trabalho realizado à frente do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer (Lepel), do curso de Educação Física Licenciatura.

O Lepel já desenvolve ações de formação continuada para os professores da rede municipal de Arapiraca e também assessora a elaboração do referencial curricular do município, que está referenciado na Pedagogia Histórico-Crítica com grande participação dos professores.

Para a proposta do convênio, Maria Gorete explicou que os projetos devem ser organizados como Pesquisas-Ação, de forma a dar respostas às problemáticas locais com o objetivo de trazer impactos para a educação do município ao mesmo tempo em que qualifica o corpo docente.

“A Universidade irá articular com a Propep [Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação] e consultar os programas de pós-graduação sobre esta possibilidade. A secretária informou algumas áreas de interesse como a de Linguagens e Códigos; Ciências da Natureza e Matemática; Geografia e História, por exemplo. A ideia é a formação de turmas especiais, porém os docentes se submeterão ao edital público normalmente”, destacou Joelma Albuquerque.

O vice-reitor se mostrou aberto ao diálogo e relevância desse tipo de ação acadêmica para o desenvolvimento do Estado em longo prazo. “A gestão irá se empenhar para que esta proposta possa ser efetivada de forma a cumprir sua função social”, ressaltou Vieira.