Espaço Cultural sedia 1º Giro de Folguedos

Programação do evento faz homenagem ao mês do Folclore

24/08/2016 09h26 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Boi Anaconda vai participar do 1º Giro de Folguedos

Simoneide Araujo – jornalista colaboradora

Agosto é o mês do Folclore e, para celebrar a data, o Coletivo Sim Sinhô promove o 1º Giro de Folguedos no Espaço Cultural, na Praça Visconde de Sinimbu. A programação do evento começa nesta quarta-feira (24) e vai até a próxima segunda-feira (29) incluindo mesa de discussão sobre o Guerreiro alagoano e uma exposição de Bumba Meu Boi.

O iníco da programação será às 14h, com mesa-redonda sobre o Guerreiro alagoano e demais folguedos. Essa atividade terá a participação dos professores Washington da Anunciação e Ivanildo Piccoli e o aluno de José Emmanuel de Lima. Às 15h, haverá o Giro de Folguedos com o Coco de Roda Xique Xique, Guerreiro e Bumba Meu Boi Anaconda.

Às 18h30 será aberta a exposição com os bois do Grupo Anaconda. Até a próxima segunda-feira, os alunos do Coletivo Sim Sinhô vão estar disponíveis para falar aos vistantes sobre a confecção dos bois, figurinos e o universo que envolve essa manifestação popular.

O Sim Sinhô é formado por alunos do cursos de Teatro da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenado pelo professor Ivanildo Piccoli, diretor do Espaço Cultural. O grupo traz a proposta de fazer uma homenagem ao Folclore e promove um evento aberto para atender aos alunos dos cursos de Artes, das Casas de Cultura, da Escola Técnica de Artes, visitantes da Pinacoteca e outras pessoas interessadas em conhecer mais sobre as tradições e as manifestações populares.

Além de Ivanildo Piccoli e Washington da Anunciação, também estão envolvidos no projeto o professor José Acioli Filho e os alunos Yolanda Ribeiro, Maria Tereza da Silva, Thiago Henrique Melo, José Emanuel Santos, Augusto Moreira de Lima Júnior, Mayara Lima e Carlos Alberto Porfírio.