Edufal lança livro sobre a indústria cloroquímica alagoana

Lançamento será nesta quinta-feira, a partir das 16h, na sede da Edufal

16/08/2016 08h50 - Atualizado em 17/08/2016 às 08h10
Os autores Fabiano Duarte Machado e Matheus Carlos de  Oliveira Lima

Os autores Fabiano Duarte Machado e Matheus Carlos de Oliveira Lima

Márcia Alencar – jornalista

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) lança nesta quinta-feira, 18 de agosto, o livro História Econômica de Alagoas – A indústria cloroquímica alagoana e a modernização da dependência, dos autores Fabiano Duarte Machado e Matheus Carlos Oliveira de Lima. O lançamento será na sede da Edufal, no Centro de Interesse Comunitário (CIC), no Campus A.C. Simões, a partir das 16h.

Este título é um dos primeiros publicados pela nova gestão da Edufal, mas já estava programado desde 2015, integrando um projeto que ficou parado por problemas operacionais. Este ano os autores procuraram a Editora e assumiram os custos da publicação, sendo assim programado na agenda de lançamentos. Segundo o diretor Osvaldo Maciel, o livro contribuirá para repensar nossa formação histórica nos debates que ocorrerão por ocasião dos 200 anos de Emancipação Política de Alagoas, em 2017. O convite está feito a toda comunidade acadêmica e gestores para prestigiar esse evento e conhecer melhor a nova dinâmica vivenciada pela Edufal.

O livro

O professor de História, Educação e Economia do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Fabiano Duarte Machado, é graduado em História, mestre em Educação Brasileira pela Ufal, e doutorando no Programa de Pós-graduação em Letras em Letras e Linguística (PPGLL) da Ufal. Desenvolve pesquisas na área de análise do discurso e da educação profissional. O professor Matheus Carlos Oliveira de Lima é graduado em Gestão Ambiental pelo Ifal e é graduando em História pela Ufal. Trabalha como professor dos ensinos Fundamental e Médio na rede privada de Educação. Desenvolve pesquisa sobre o processo de industrialização do Brasil e o Governo Vargas.

O livro História Econômica de Alagoas: a indústria cloroquímica alagoana e a modernização da dependência surge na esteira da contribuição do estudo da formação econômica regional, ao mesmo passo que procura relacionar o desenvolvimento das relações de produção do capital nas terras caetépalmarinas com a totalidade sistêmica. “Nós partimos da perspectiva de que Alagoas é parte constitutiva de uma unidade chamada capitalismo mundial e, dialeticamente, há a interação e o desenvolvimento das questões particulares de cada parte com o movimento da totalidade em que estão inseridas”, destacam os autores.

A escolha deste tema tem relação com as inquietações dos autores no tocante ao entendimento do desenvolvimento das relações sociais alagoanas numa perspectiva de transformação. “Ao longo de anos de estudos, pesquisa e extensão, buscamos compreender os motivos por que um parque industrial tão sofisticado e em crescimento nos últimos 30 anos, como o Polo Cloroquimico de Alagoas (PCA), não consegue superar a estrutura arcaica da agroindústria canavieira”, fala o professor Fabiano Duarte.

“Esta obra visa contribuir com o estudo da formação e da dinâmica do modo de produção capitalista em Alagoas, à luz da crítica da economia política e, por consequência, é um esforço intelectual militante que pretende colaborar com o caminho da superação da atual forma de sociabilidade”, diz Matheus Lima.

No prefácio do livro, a professora Rosângela Pimenta, coordenadora geral do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio em Alagoas, destaca na obra a discussão do caráter geral que o Estado assume dentro do ciclo dominante do capitalismo, na convicção de que o capitalismo em Alagoas não se reproduziu de forma isolada ou independente do restante das partes do capitalismo mundial. “Este livro é uma valorosa contribuição para os professores do ensino médio e fundamental, pois representa uma viagem no tempo e nas teorias para que possamos ser melhores professores, formadores de outras vidas e contribuamos na construção do conhecimento”, destaca.