Editora da Ufal lança livro na Bienal de São Paulo

‘A Construção de Lygia Fagundes Telles – Edição Crítica de Antes do baile verde’, de Nilton Resende, será lançado na sexta-feira (2)

29/08/2016 08h59 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Nilton Resende lança mais um livro com selo da Edufal

Márcia Alencar – Jornalista

O professor, ator e escritor alagoano Nilton Resende lançará, na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o livro A Construção de Lygia Fagundes Telles – Edição crítica de Antes do baile verde, com o selo da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal). O lançamento será na sexta-feira, 2 de setembro, às 16h, no estande da Associação das Editoras Universitárias (Abeu), presente em todas as bienais para abrigar as editoras e lançamentos universitários. A Bienal do Livro de São Paulo acontece até o dia 4 de setembro, no Pavilhão do Anhembi.

“Este trabalho é um tributo”, diz Nilton Resende, que afirma dever à obra da autora grande parte de sua formação humana, acadêmica e profissional. “Um tributo à mulher Lygia Fagundes pela coragem de assumir um modo autoral tão sutil e tão violento; pela coragem de ter travado uma feroz luta consigo mesma, na intenção de construir uma obra tão sólida. Então é um modo de dizer muito obrigado”, ressaltou.

Em 1970, Lygia Fagundes Telles, uma das principais contistas da língua portuguesa, revisou alguns contos de livros esgotados e lançou-os na coletânea Antes do baile verde, juntamente com alguns textos inéditos. A edição crítica faz um cotejo entre a primeira e a última edição de cada conto desse livro, anotando todas as suas discrepâncias e analisando parte delas. Observando as variações autorais, pode-se perceber que Lygia Fagundes Telles construiu lentamente seu mundo simbólico — o perfume VentVert, por exemplo, não estava presente na primeira edição do conto O menino.

Em sua trajetória, Lygia pareceu atenta à voz da crítica. Num texto sobre o livro Histórias do desencontro (1958), Wilson Martins disse que a autora tinha alguns problemas “de expressão” — na revisão dos contos, os problemas citados por Martins não mais estiveram presentes.

O livro de Nilton Resende é uma tentativa de mostrar como a obra de Lygia Fagundes Telles foi-se construindo. É também uma oportunidade para que novos escritores, acompanhando o labor da autora em revisar seus textos, atentem para como, na literatura, os detalhes não são meros detalhes.

O autor defendeu dissertação de mestrado sobre a contística de Lygia Fagundes Telles, e a edição crítica de Antes do baile verde é fruto de sua tese de doutoramento. Professor Adjunto de Literatura na Universidade Estadual de Alagoas, ele tem mais dois livros pela Edufal: O orvalho e os dias (poemas), de 2007, e Diabolô (contos), de 2011. Mais informações sobre Resende podem ser encontradas em seu blog pessoal: https://trajeslunares.wordpress.com/

Para dar conta dos detalhes dessa edição crítica, a Edufal inaugura um novo formato dentro de suas publicações, resultando num livro em tamanho maior que o usual e encadernado em capa dura. Além disso, a publicação de um estudo relevante sobre uma autora como Lygia Fagundes Telles, reconhecida internacionalmente, termina por ampliar a tradição da Editora da Universidade Federal de Alagoas, dando-lhe horizontes mais amplos do que o regional.

Os títulos da Edufal são encontrados no site da editora, na sede no Campus A.C. Simões e nas extensões do Espaço Cultural, no Centro de Maceió, e no Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia.